Ouvidoria   

PCR, teste rápido, autoteste… Entenda as... Coronavírus

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentos do Bem, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Equilíbrio | Saúde Emocional

PCR, teste rápido, autoteste… Entenda as diferenças entre os testes para Covid-19

O ideal é sempre consultar o seu médico de referência antes de realizar qualquer teste

17 de fevereiro de 2022

Você sabe diferenciar os testes para a Covid-19? Pode parecer simples, mas eles têm diferenças importantes, e ajudam os profissionais a realizarem o seu diagnóstico em diferentes etapas das doenças.

Na prática, tem algum teste que seja melhor para detectar a doença? RT-PCR, teste rápido de antígeno ou sorológico… Qual devo fazer quando estou com suspeita da doença? A resposta é: depende da situação. Cada teste foi desenvolvido para detectar a presença do vírus ou dos anticorpos em diferentes fases da doença.

Por isso, o ideal é sempre consultar o seu médico de referência antes de realizar qualquer teste.

Preparamos um resumo que mostra as situações em que cada um deles deve ser realizado. Acompanhe, e fique bem informado! 


RT-PCR 

Como funciona? 

Identifica a presença do material genético do vírus em amostras de secreção respiratória, colhidas no nariz ou garganta por meio de um cotonete longo e estéril, chamado de swab. 

Em quanto tempo vem o resultado? 

O processamento da amostra é feito em laboratórios especializados, e o teste demora de 30 minutos a 4 horas para ser feito, de acordo com o método, se manual ou automatizado. Normalmente, o resultado é entregue ao paciente em 24 horas. Porém, com o atual aumento da demanda no Brasil, a demora tem sido de até cinco dias. 

Quando deve ser realizado? 

A recomendação é que a coleta do material seja feita entre o 3o e o 7o dia após o início dos sintomas. 


ANTÍGENO (TESTE-RÁPIDO) 

Como funciona? 

O teste rápido de antígeno tem sido importante nos últimos meses, pois acusa a infecção ativa do vírus no organismo. Ele é indicado para pessoas com sintomas em locais com muitos casos confirmados, para pessoas assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados e para quem está frequentemente exposto à doença, como trabalhadores da saúde. A coleta do material é feita por swab nasal, assim como o RT-PCR. 

Em quanto tempo vem o resultado? 

O resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos. 

Quando deve ser feito? 

A recomendação é que seja realizado entre o 1o e o 7o dia após o início dos sintomas. 

OBSERVAÇÃO: É importante ressaltar que o teste de antígeno não substitui o RT-PCR, mas deve ser usado como estratégia complementar para monitorar a situação epidemiológica. Por exemplo, se o resultado der negativo, mas a pessoas seguir com sintomas persistentes, é indicado fazer o RT-PCR para confirmar ou descartar a doença. Em caso de resultado positivo no teste rápido, não é necessária a confirmação com o RT-PCR. 


SOROLÓGICO

O teste sorológico, feito com amostra de sangue total, soro ou plasma, detecta os anticorpos do indivíduo conhecidos como IgM, IgA e/ou IgG. 

Atualmente, este teste não é indicado para quem está doente, pois os anticorpos só são detectados de uma a duas semanas após a infecção. Ele pode ser solicitado pelas autoridades de saúde pois contribui para a vigilância epidemiológica. 


AUTOTESTE

Autoteste é o nome dado ao produto em que cidadão realiza todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional, seguindo as informações das instruções de uso. 

Apesar de alguns modelos já terem sido aprovados pela Anvisa, a venda ainda não acontece no Brasil. 

No entanto, é fundamental entender que, mesmo quando estiverem liberados, os autotestes de pesquisa de antígeno de Covid-19 devem ser usados como triagem para permitir o isolamento precoce e a quebra da cadeia de transmissão do vírus. O diagnóstico ainda dependerá de confirmação em um serviço de saúde. 

Quando estiverem disponíveis, deverão ser utilizados entre o 1º ao 7º dia de sintomas. As pessoas assintomáticas devem fazer o teste a partir do 5º dia do contato com o caso confirmado de Covid-19. Quem tiver resultado negativo e mesmo assim apresentar sintomas semelhantes aos da Covid-19, deve ser orientado, pela bula, a procurar um serviço de saúde. 

A bula também deve conter, de forma simples, a forma de realização do teste. 

Mais informações sobre os autotestes devem ser consultadas no site do Ministério da Saúde


E quais cuidados quem já teve Covid-19 deve manter?

As medidas básicas de proteção devem ser seguidas por todos, inclusive para quem já passou pela doença. O ideal é seguir as 8 regras de ouro da prevenção pois elas diminuem MUITO o risco de alguém ser infectado. São elas:

  1. Usar sempre máscara quando estiver fora de casa.
  2. Respeitar o distanciamento físico mínimo de 1,5m das outras pessoas.
  3. Lavar as mãos frequente, e se isso não for possível, usar ácool em gel.
  4. Não participar de aglomerações.
  5. Manter ambientes bem ventilados e arejados.
  6. Isolar-se imediatamente e procurar orientação médica ao apresentar sintomas.
  7. Vacinar-se com a primeira, segunda ou terceira dose quando chegar a sua vez.
  8. Não compartilhar notícias falsas, as Fake News, com ninguém.

E o que eu devo fazer se tiver qualquer sintoma de gripe, Covid ou dengue?

A orientação para os clientes dos planos de saúde da Unimed VTRP é para que façam imediatamente contato com o PA Virtual 24h Unimed.

Para entrar em contato com o serviço de telemedicina da Unimed VTRP, basta acessar unimedvtrp.com.br/pavirtual e seguir o passo-a-passo.


MAIS SOBRE COVID-19

Categoria: Coronavírus