Ouvidoria
Dúvidas sobre o plano?

O momento de escolha do plano de saúde que vai cuidar de você e de quem você ama é sempre muito importante. São diversos termos e normas. Por isso, criamos uma série de conteúdos que possam trazer orientações sobre a contratação e mesmo sobre a utilização e os benefícios do seu plano.

 

Você pode escolher entre olhar os guias abaixo, em PDF ou navegar entre as perguntas e respostas (FAQ), que apresentam o mesmo conteúdo de maneira mais simples e objetiva.

 

 

–  Manual de Orientação para Contratação do Plano de Saúde

 

O Manual de Orientação para Contratação do Plano de Saúde explica as diferenças entre planos individuais e coletivos; informações sobre a perda da condição de beneficiário nos planos coletivos; os direitos dos artigos 30 e 31 da Lei 9656/1998, nos planos coletivos empresariais; o direito de migrar para plano individual ou familiar aproveitando a carência do plano empresarial; cobertura e segmentação assistencial; abrangência geográfica; área de atuação; reajustes para planos familiares e empresariais (conforme a natureza do contrato); e administradora de benefícios.

 – Declaração de Saúde

 

É o formulário que acompanha o Contrato do Plano de Saúde, onde o beneficiário ou seu representante legal deverá informar as doenças ou lesões preexistentes que saiba ser portador ou sofredor no momento da contratação do plano. Para o seu preenchimento, o beneficiário tem o direito de ser orientado, gratuitamente, por um médico credenciado/referenciado pela operadora.

 

Se optar por um profissional de sua livre escolha, assumirá o custo desta opção. Veja o modelo da declaração:

 – Guia de Orientações ao Cliente

 

O Guia de Orientações ao Cliente traz orientações sobre a utilização e os benefícios do seu plano. A partir da página 58, por exemplo, você encontra todos números de contato da Unimed VTRP. Você também pode esclarecer suas dúvidas gratuitamente, 24 horas por dia nos 7 dias da semana pelo nosso SAC – 0800 051 1166.

 

Obrigado por confiar na Unimed VTRP, e boa leitura!

 – FAQ – Perguntas e respostas

 

 

1) O que é carência de plano de saúde?

 

A carência é o período que o beneficiário deve aguardar para começar a utilizar os serviços oferecidos pelos planos de saúde. Os prazos máximos são estabelecidos pela ANS, sendo que podem ser reduzidas se a operadora assim preferir. Estas são as datas máximas:

 

  • 24 horas para urgência e emergência;
  • 180 dias para consultas, exames e internações;
  • 10 meses para parto a termo;
  • 2 anos para doenças preexistentes.

 

2) Como funcionam os reajustes dos planos de saúde?

 

Depende da natureza do contrato. Veja:

 

– Planos Individuais/Familiares

 

Reajuste anual e limitado a índice divulgado pela ANS. Nos planos exclusivamente odontológicos o índice de reajuste deve estar estabelecido no contrato. Incide também o reajuste por mudança de faixa etária em todos os tipos de planos, conforme previsto em contrato.

 

– Plano Coletivo por Adesão e Coletivo Empresarial

 

Reajuste negociado entre a operadora e a pessoa jurídica de acordo com as regras estabelecidas no contrato; reajuste único para agrupamento de contratos com menos de 30 vidas. Incide também o reajuste por mudança de faixa etária em todos os tipos de planos, conforme previsto em contrato.

 

– Plano Coletivo Empresarial contratado por Empresário Individual

 

Reajuste único para agrupamento de contratos com menos de 30 vidas. Se o contrato tiver mais de 30 vidas, reajuste será negociado entre a pessoa jurídica e a operadora de acordo com as
regras estabelecidas no contrato. Incide também o reajuste por mudança de faixa etária em todos os tipos de planos, conforme previsto em contrato.

 

 

3) Quem pode ser incluído como dependente no plano de saúde?

 

Cônjuges, companheiros em união estável, filhos, dependentes legais e enteados.

 

 

4) O que é um plano de saúde com coparticipação?

 

Com um plano de saúde com coparticipação, o beneficiário paga a mensalidade e uma porcentagem dos procedimentos que realizar. Pode parecer uma desvantagem, porém isso diminui os custos e, para aqueles que usam pouco, pode ser uma boa opção.

 

Os valores de coparticipação ficam a cargo das operadoras e são definidos em contrato, porém nunca será o valor integral do procedimento. Para procedimentos de valor elevado como internações, existe um teto permitido ser cobrado do beneficiário.

 

 

5) Como declarar plano de saúde no imposto de renda?

 

Pessoas com plano de saúde podem abater estes valores no imposto de renda e, para isso, é necessário encaminhar uma declaração completa, incluindo os reembolsos. Todas as operadoras fornecem na área do beneficiário um demonstrativo detalhado, que deve ser submetido no menu de Pagamentos Efetuados durante a declaração.

 

 

6) Como escolher o melhor plano de saúde?

 

Para escolher o melhor plano de saúde para você, sua família ou empresa é necessário pensar quais são as suas necessidades. Você quer ser atendido próximo a sua residência ou faz muitas viagens e precisa estar bem assistido? Você tem algum hospital ou serviço do qual não quer abrir mão? O melhor plano é o que te atende bem e ao se questionar sobre esses pontos fica mais fácil fazer uma escolha certeira.

 

 

7) Qual plano de saúde cobre cirurgia plástica?

 

A cirurgia plástica é considerada um procedimento estético e não consta no rol de serviços obrigatórios da ANS, razões pelas quais não são oferecidas nos planos. A exceção é quando a cirurgia é reparadora, como por exemplo para a reconstrução das mamas em pacientes com câncer.

 

 

8) Qual plano de saúde cobre parto?

 

Se você deseja ter cobertura para parto, verifique se o seu plano possibilita a contratação de obstetrícia. É isso que garante a realização de todos os procedimentos neonatais e relacionados a parto.

 

 

9) Ficou com dúvida sobre algum termo?

 

O momento de escolha do plano de saúde que vai cuidar de você e de quem você ama é sempre muito importante. São diversos termos e normas. Por isso, caso tenha ficado com alguma dúvida, acesse nosso Glossário, e entenda melhor cada um dos termos.

 

 

10) Como posso ter acesso ao contrato do plano de saúde familiar/individual que desejo contratar?

 

É simples. Acesse nosso Simulador e siga o passo a passo até chegar na etapa de escolha do plano. Lá você tem acesso aos contratos dos planos de saúde familiares/individuais que oferecemos.

 

 

11) Conheça o Guia ANS de Planos de Saúde

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar criou um material especial para orientar quem já é beneficiário ou quem está pensando em se tornar beneficiário de um plano de saúde. Ele permite que a pessoa defina suas necessidades, compare os planos de saúde disponíveis e escolha a melhor opção. Clique aqui e conheça o Guia ANS de Planos de Saúde.

 

 

Reajuste para contratos coletivos -30 vidas (RN 309)