Ouvidoria
Acessibilidade

Em 2019, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) inovou e modificou a plataforma de gestão de seu site. Agora, ele é o hub, ou seja, centraliza todas as informações que você precisa para aproveitar ao máximo todas as facilidades e benefícios do seu plano de saúde. Além disso, a nova versão também é amigável e adaptada para pessoas com deficiência visual.

 

Toda a arquitetura foi construída conforme as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, o eMAG. Ele permite que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. Além disso, o eMAG é especializado no documento internacional Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web, em tradução livre. O WCAG faz parte das melhores práticas internacionais na web para sites acessíveis, principalmente para utilizadores com deficiência, mas também para todos os usuários.

 

Como você já deve ter percebido, temos uma barra acessível logo acima do menu. Ela permite comandos como ir direto para os conteúdos, ir para o menu e ir para o botão de busca e ajustes importantes, como auto contraste, aumentar a letra e diminuir a letra, como é possível ver no destaque na imagem abaixo:

 

 

Imagem mostra a barra de menu do site da Unimed VTRP com destaque em laranja para os itens de acessibilidade

 

 

Para melhorar ainda mais a experiência de navegação, recomendamos o uso de ferramentas específicas para computadores ou celulares. Por isso, nossa arquitetura de dados foi construída com compatibilidade às principais ferramentas acessíveis, como Talkback, Read Aloud, Voice Over, VLibras e EyeFy

 

Caso você não utilize nenhuma delas, e deseje experimentar ou conhecer, colocamos uma breve explicação de cada ferramenta e o link para download. Assim, você pode melhorar ainda mais sua visita ao nosso site. Segue a lista:

 

Ferramentas

 

– Read Aloud

 

Permite ouvir textos em páginas da internet e é compatível com o Google Chrome e Mozila Firefox. O Read Aloud pode ler textos em mais de 40 idiomas, incluindo o Português. Por padrão, ele utiliza a voz do Google para ler o texto, mas nas opções é possível escolher entre várias vozes masculinas e femininas. Clique aqui para instalar o Read Aloud.

 

– Talkback

 

O TalkBack é um software leitor de tela para celulares Android. Um recurso de acessibilidade que ajuda pessoas com deficiência visual a selecionarem as opções presentes em menus do smartphone. O suporte de voz, para quem tem baixa ou perda total de visão, fala em voz alta (como um assistente pessoal) quais são as alternativas na tela. Clique aqui para baixar o TalkBack.

 

– Voice Over 

 

O VoiceOver é exclusivo para celulares com sistema operacional iOs, e é semelhante ao TalkBack. Ele interpreta por áudio cada detalhe na tela dos dispositivos. Desenvolvido primeiramente para o Mac, a ferramenta é um poderoso mecanismo de acessibilidade para portadores de deficiência visual. Clique aqui para baixar o Voice Over.

 

– VLibras

 

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, celulares e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Clique aqui para baixar o VLibras para Android ou Clique aqui para baixar o VLibras para iOS.

 

– Eye Fy

 

O Eyefy é um aplicativo de acessibilidade totalmente grátis! Projetado para ajudar tanto deficientes visuais quanto pessoas não alfabetizadas, o Eyefy identifica palavras e converte textos em sons. O app acessa a câmera do celular. Basta focar no texto desejado, tocando sobre a tela por alguns segundos. Pronto: ele será lido em voz alta!  Clique aqui para baixar o Eye Fy para Android

 

 

 

Trabalhe conosco!

 

 

Imagem mostra ilustrações de pessoas que exemplificam um pouco da diversidade em nossa sociedade: pessoas em cadeiras de rodas, loiros, morenos, jovens, idosos, etc.

 

A Unimed VTRP mantém as portas abertas para novos talentos. Entre as práticas sustentáveis da Cooperativa Médica está a busca por um ambiente de trabalho que respeite cada vez mais a diversidade, e o estímulo a ações que tornem a sociedade cada vez mais igualitária.

 

Uma das ferramentas para chegar lá é o Programa de Diversidade. Ele cria espaços plurais para o desenvolvimento de uma cultura de inovação, promovendo a diversidade por meio da inclusão das pessoas, a criação de um abiente amigável e acessível para pessoas com deficiência, a valorização e a garantia de oportunidades e o tratamento igual para todos, abrindo espaço para diferentes habilidades.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre nossa política de seleção de pessoas? Acesse nosso canal Trabalhe Conosco e fique por dentro de nossas vagas.

Reajuste para contratos coletivos -30 vidas (RN 309)