Ouvidoria   

Sete novas cadeiras de rodas são doadas a entidades regionais

20 de dezembro de 2019

Uma tonelada de lacres de alumínio foi arrecadada neste ano na Campanha Eu Ajudo na Lata, promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. O material é resultado de doações da comunidade e da gincana solidária realizada com escolas das da região. O valor arrecadado com a venda dos resíduos foi utilizado na compra de sete cadeiras de rodas, repassadas a entidades locais.

O destino das sete cadeiras foi escolhido em conjunto com as secretarias de Assistência Social e de Saúde das cidades da região onde atua a Cooperativa Médica. “Buscamos entender as necessidades das diferentes entidades e contemplar comunidades que não haviam sido escolhidas anteriormente”, conta o responsável pelos projetos de Sustentabilidade da Cooperativa, Cleimar dos Santos.

Desde 2012, 31 cadeiras de rodas já foram doadas pela Campanha. “A iniciativa promove a consciência sobre o futuro do planeta e busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência, despertando a sustentabilidade na comunidade”, ressalta o Diretor Administrativo da Unimed VTRP, médico Daniel Lubisco Pandolfi. Neste ano, entidades de Encantado, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Vale Verde foram beneficiadas.

“A doação da cadeira de rodas é uma iniciativa muito boa e valiosa, pois contribui para o transporte seguro dos pacientes do hospital”, destaca o Diretor Administrativo do Hospital Beneficente Santa Terezinha, Evandro Klein, ao agradecer a parceria e parabenizar a atitude.

Assim como o Hospital de Encantado, a Secretaria de Saúde do município também recebeu uma doação. O material será emprestado a famílias com baixa renda. “Mesmo tendo uma certa estrutura, precisamos muito desse tipo de material, pois há muita demanda, principalmente de idosos. O material chegou em boa hora e vai nos ajudar muito”, afirma a Secretária de Saúde Clarissa da Rosa Pretto.

A Secretaria de Saúde do município de Estrela também foi contemplada com uma cadeira de rodas que será utilizada para empréstimos temporários. O Secretário de Saúde, Elmar André Schneider, ressalta que a iniciativa é um exemplo e que vai além da doação. “Não são só as cadeiras de rodas, mas também a educação ambiental que está por trás da atitude. É uma campanha que envolve diferentes pessoas, dando a sensação de que podemos fazer mais”, afirma.

Em Lajeado a entidade beneficiada foi a Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), que utilizará o material em eventos e emprestará à comunidade em caso de necessidade.

No Vale do Rio Pardo, a Secretaria de Políticas Públicas da cidade de Santa Cruz do Sul emprestará o material para pessoas de baixa renda. “É com muita alegria que recebemos essa doação que fará parte do Carinho que Move, nosso banco de material ortopédico”, destaca a secretária Guiomar Rossini Machado.

A representante da Associação dos Pais, Amigos e Deficientes de Vale Verde, Glória Muller Toillier, conta que durante o ano a Apadevv realizou doações de mechas de cabelo, tampinhas e lacres de alumínio para as campanhas da Cooperativa Médica. “Em contrapartida recebemos a doação de uma cadeira de rodas, que vai ser muito útil, pois emprestamos a pessoas da comunidade por um período de tempo”, conta.

Já a Secretaria de Educação de Rio Pardo emprestará as cadeiras de rodas às escolas e às crianças. “Temos essa disponibilidade de oferecer a eles esse apoio caso ocorra algum acidente ou alguma criança necessite”, conta a secretária Michelle Borges Zawadski.

Instituto Unimed VTRP

A Campanha Eu Ajudo na Lata é uma das ações promovidas pelo Instituto Unimed VTRP. A entidade canaliza as ações de responsabilidade socioambiental realizadas nas regiões do Vale do Taquari e Rio Pardo, além da região do Jacuí. O objetivo é promover desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida dos públicos relacionados às cooperativas.

Mobilização nas escolas

Neste ano a Gincana Eu Ajudo na Lata intensificou o número de arrecadações de lacres de alumínio. Quarenta e seis escolas do Vale do Taquari e Rio Pardo participaram da competição do bem promovida pela Cooperativa Médica, arrecadando 707 quilos de alumínio nas regiões. Além de contribuírem destinando o material ao local correto e com a apoiando a compra das cadeiras de rodas, as instituições de ensino vencedoras receberam um prêmio em dinheiro.

Como participar da Campanha Eu Ajudo na Lata

Também é possível contribuir com a ação entregando os anéis de alumínio nos pontos de atendimento da Unimed VTRP.

Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, aproximadamente 300 garrafas pet de dois litros cheias de lacres.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sustentabilidade@unimedvtrp.com.br ou pelo telefone (51) 3714-7145.