Ouvidoria   

Unimed VTRP comemora resultados do InnovatiOn e já projeta nova edição de programa de conexão com startups para 2020

Programa de inovação aberta realizou oito pilotos em 2019, e tem auxiliado na introdução da metodologia ágil no dia a dia da Cooperativa Médica

27 de dezembro de 2019

Em 2019, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) deu mais um importante passo em busca de soluções inovadoras que possam melhorar a experiência ao cuidar da saúde de seus mais de 230 mil clientes. Por meio do InnovatiOn Unimed, programa inédito de conexão com startups, a Cooperativa Média ganhou mais uma vez destaque nacional. Os resultados da primeira edição foram tão bons que já garantiram uma segunda edição, que abre as inscrições em janeiro de 2020.

“Estamos preparados para o futuro. A mudança do paradigma, do pensamento linear para o exponencial, acontece de maneira veloz na sociedade. Nos últimos anos, estamos trabalhando muito a inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas por meio de nossa campanha Mude1Hábito. Para inovar é preciso mudar hábitos tanto na vida pessoal, quanto no ambiente corporativo”, lembra o presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki.

Logo na estreia, o InnovatiOn Unimed contou com a inscrição de mais de 170 startups, de diversos estados brasileiros. Destas, 23 apresentaram suas ideias no Pitch Day e oito finalizaram o programa de conexão com a execução dos pilotos dos desafios, que durou três meses.

“A experiência foi muito boa, e já estamos projetando os próximos passos. Os métodos ágeis estão cada vez mais no dia a dia da Cooperativa, e a inovação faz parte do nosso radar. Estamos nos permitindo experimentar novos processos e tecnologias, e isso proporciona um maior dinamismo em nosso negócio. A próxima edição do InnovatiOn será um desafio que nos ajudará a consolidar este momento”, complementa a Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

Startups participantes da 1ª edição do InnovatiOn Unimed contam como foi a experiência

Criado para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos produtos e serviços, o InnovatiOn Unimed é realizado em Lajeado. O objetivo é fomentar o ecossistema de empreendedorismo local, trazendo eventos que possam impactar positivamente a região.

DESAFIOS E STARTUPS SELECIONADAS

O InnovatiOn Unimed recebeu inscrições entre abril e maio, teve o Pitch Day em junho e os pilotos entre julho e novembro de 2019. Em dezembro, houve o período de avaliação geral do programa. Os oito desafios e startups que realizaram os pilotos com a Unimed VTRP foram:

Desafio: Análises preditivas de contratos
Hupdata: coleta informações, processa com algoritmo próprio de machine learning e permite a predição de eventos de interesse.

Desafio: Educação corporativa
Scaffold Education: plataforma de gestão de aprendizagem.

Desafio: Gamificação da saúde
Wellbe: aplicativo que monitora os hábitos de saúde.

Desafio: Gerenciamento de saúde a distância
Kidopi: permite a gestão de saúde com uso de inteligência artificial.

Desafio: Gestão da inadimplência
Revict: sistema de gestão de devedores que entende e aprende com o comportamento do cliente.

Desafio: Plataforma multicanais
Planium: plataforma que permite a criação e uma loja na internet para venda online de planos de saúde.

Desafio: Telemedicina
Conexa Saúde: plataforma de gestão médica com auxílio de telemedicina.

SOBRE A INNOSCIENCE CONSULTORIA

O InnovatiOn Unimed foi realizado com apoio da Innoscience Consultoria. Referência no mercado e em inovação corporativa no País, a Innoscience aporta conhecimento, método e experiências para dar suporte às empresas estabelecidas e gerar resultados com a inovação.

A Innoscience foi a responsável pela estruturação e operacionalização do programa InnovatiOn Unimed e estará junto da Cooperativa Médica na próxima edição do programa.

Categoria: InnovatiOn