Coronavírus: sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para 0800 940 78 00. Clique aqui e saiba mais.

×

VÍDEO: Startups participantes da 1ª edição do... Unimed VTRP

Unimed VTRP comemora resultados do InnovatiOn e... Unimed VTRP

Conheça o Unimed Fone, o serviço de... Unimed VTRP

HBB recebe certificação de Acreditação Nível 2

Conquista comprova qualidade no serviço, com foco em segurança do paciente e Gestão Integrada

13 de dezembro de 2019

Atualizado 16/12/2019, às 8h19

Após meses de trabalho árduo, alterações de rotinas, melhorias em diversos setores e muitas avaliações, o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, agora é Nível 2 em Acreditação Hospitalar. O presente de Natal para a equipe foi divulgado para a comunidade nessa sexta-feira, 13/12. A certificação atesta que a instituição trabalha voltada à segurança em todos os processos organizacionais (exigência do Nível 1), com o acréscimo da interação e integração de processos entre as áreas – a exigência para que se alcance o Nível 2 é a existência de um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada.

Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel destacou a importância da Unimed VTRP, que “plantou a semente da Segurança do Paciente através do Projeto Qualificar, impulsionador do processo de Acreditação”. Ele agradeceu também a EJRos Brasil, consultoria contratada e custeada pela Unimed VTRP durante 2 anos, auxiliando de forma importante na conquista da Acreditação por parte da casa de saúde.

O Diretor Executivo do HBB lembrou ainda da Interact Solutions, com apoio através do sistema de gestão na organização e integração dos processos; a empresa Solis, pela disponibilização das ferramentas de TI que permitiram informatizar e automatizar processos; a empresa HorusBi, pela gestão dos indicadores financeiros, assistenciais e operacionais; e a Philips/Tasy, sistema de gestão hospitalar que disponibiliza ferramentas e informações da gestão assistencial, econômica, financeira e operacional.

Programa Qualificar

O HBB faz parte do grupo composto pelos nove principais hospitais dos vales do Rio Pardo, Taquari e região do Jacuí, que participam desde 2018 do Programa Qualificar. O objetivo é justamente incentivar as casas de saúde regionais para que busquem a excelência na assistência e nos atendimentos prestados à população.

Um dos principais benefícios do Programa Qualificar para a sociedade é que as melhorias acontecem tanto para clientes da Unimed VTRP quanto dos outros convênios particulares e mesmo do SUS. Na prática, quando um hospital busca mais qualidade, toda a comunidade ganha.

Com a Acreditação, os principais ganhos com as melhorias nos processos hospitalares são mais segurança para os pacientes e profissionais de saúde, melhoria da qualidade da assistência e o aprimoramento da gestão. Todas elas são guiadas pelo Manual da Acreditação.

O projeto iniciou em 2018, seguiu durante todo o ano de 2019 e e terá mais uma etapa em 2020.

HOSPITAIS PARTICIPANTES DO PROGRAMA QUALIFICAR, DA UNIMED VTRP

– Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul
– Hospital Bruno Born, de Lajeado
– Hospital Estrela, de Estrela
– Hospital Ouro Branco, de Teutônia
– Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul
– Hospital Santa Terezinha, de Encantado
– Hospital São Jerônimo, de São Jerônimo
– Hospital São José, de Arroio do Meio
– Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires

Acreditação do HBB é fruto de trabalho coletivo

A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde. Dos 345 hospitais do Estado, apenas 18 possuem a Acreditação da ONA – e o HBB passa a ser o sexto de um seleto grupo a conquistar o Nível 2. É o único hospital dos vales do Taquari e Rio Pardo a contar com a certificação.

“Já possuíamos muito das rotinas e práticas que contemplavam o Nível 2. Então percebemos que a grande mudança ocorreu nas pessoas, com o engajamento, a busca constante por realizar o seu trabalho da melhor forma possível”, analisa Samanta Vanzin, coordenadora do Setor da Qualidade da instituição. “Os colaboradores passaram a ter um olhar mais crítico sobre as atividades, e a verificar pontos de melhoria, a trabalhar na diminuição de falhas e a analisar situações de risco que muitas vezes são inerentes ao processo do cuidado.”

Durante a auditoria nenhum setor do hospital deixou de ser visitado. O Manual da Organização Nacional da Acreditação (ONA) prevê a avaliação de 35 subseções de serviços disponibilizados pela instituição: o HBB passou por certificação em todas elas, o que demonstra a complexidade, a abrangência e a disponibilização de serviços à população.

“Um dos focos dos avaliadores foi verificar também o entrosamento entre as áreas, com o objetivo de garantir a continuidade do cuidado ao paciente onde quer que ele esteja”, acrescenta.

Comprometimento

Samanta afirma que o certificado demonstra o comprometimento da instituição com o cuidado da comunidade: os pacientes são os grandes beneficiados, uma vez que recebem um tratamento cada vez mais qualificado. “Com atendimento realizado por equipes preparadas, com rotinas e protocolos validados, analisados e em constante melhoria, há menos chance de pacientes sofrerem algum evento adverso. Condutas padronizadas e melhor orientação de pacientes e familiares contribuem de forma expressiva para a sua recuperação.”

Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel resume o sentimento de todos em uma palavra: “Alegria”. Ele enaltece o engajamento de todos os funcionários, colaboradores e corpo clínico, médicos, equipes terceirizadas e parceiros. “Todos compraram a ideia de que qualidade, segurança, gestão integrada para os pacientes são fundamentais.”

Saiba mais

– A Organização Nacional de Acreditação (Ona) é a entidade responsável por emitir o documento que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

– Para alcançar o nível 2, é necessário cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

– O certificado é válido por dois anos.

As principais vantagens da certificação:

Segurança para os pacientes e profissionais;

Busca voluntária da qualidade;

Educação dos profissionais;

Maior qualidade da assistência;

Processo de construção de equipe e melhoria contínua;

Melhoria do gerenciamento da unidade.

Exemplo para outros hospitais

Após a certificação, os avaliadores destacaram pontos fortes do HBB e que serão, inclusive, levados como exemplos a outros hospitais.

Entre eles estão:

– Sensação de pertencimento e engajamento dos colaboradores, gestores e direção;

– Parceria com a Univates, com desenvolvimento de diversas melhorias (estruturais e assistenciais);

– Programas voltados para os colaboradores da instituição, como o “Bom dia HBB” e “Programa Você faz a Diferença”;

– Programa “Mamãe HBB”, para gestantes atendidas na instituição;

– Banco de Oportunidades para recrutamento interno dos colaboradores;

– Programa “Nós cuidamos, Nós ensinamos”, com atuação junto a escolas da cidade;

– Centro de Reprodução Humana com estrutura e resultados diferenciados;

– Estrutura de Gestão Ambiental, com tratamento de 100% dos efluentes e prática para energia renovável dentro da instituição;

– Sala de Acolhimento do familiar nas Unidades de Terapia Intensiva, com educação quanto às práticas, os dispositivos e os pontos de atenção e contribuição no cuidado.