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HBB recebe certificação de Acreditação Nível 2

Conquista comprova qualidade no serviço, com foco em segurança do paciente e Gestão Integrada

13 de dezembro de 2019

Atualizado 16/12/2019, às 8h19

Após meses de trabalho árduo, alterações de rotinas, melhorias em diversos setores e muitas avaliações, o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, agora é Nível 2 em Acreditação Hospitalar. O presente de Natal para a equipe foi divulgado para a comunidade nessa sexta-feira, 13/12. A certificação atesta que a instituição trabalha voltada à segurança em todos os processos organizacionais (exigência do Nível 1), com o acréscimo da interação e integração de processos entre as áreas – a exigência para que se alcance o Nível 2 é a existência de um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada.

Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel destacou a importância da Unimed VTRP, que “plantou a semente da Segurança do Paciente através do Projeto Qualificar, impulsionador do processo de Acreditação”. Ele agradeceu também a EJRos Brasil, consultoria contratada e custeada pela Unimed VTRP durante 2 anos, auxiliando de forma importante na conquista da Acreditação por parte da casa de saúde.

O Diretor Executivo do HBB lembrou ainda da Interact Solutions, com apoio através do sistema de gestão na organização e integração dos processos; a empresa Solis, pela disponibilização das ferramentas de TI que permitiram informatizar e automatizar processos; a empresa HorusBi, pela gestão dos indicadores financeiros, assistenciais e operacionais; e a Philips/Tasy, sistema de gestão hospitalar que disponibiliza ferramentas e informações da gestão assistencial, econômica, financeira e operacional.

Programa Qualificar

O HBB faz parte do grupo composto pelos nove principais hospitais dos vales do Rio Pardo, Taquari e região do Jacuí, que participam desde 2018 do Programa Qualificar. O objetivo é justamente incentivar as casas de saúde regionais para que busquem a excelência na assistência e nos atendimentos prestados à população.

Um dos principais benefícios do Programa Qualificar para a sociedade é que as melhorias acontecem tanto para clientes da Unimed VTRP quanto dos outros convênios particulares e mesmo do SUS. Na prática, quando um hospital busca mais qualidade, toda a comunidade ganha.

Com a Acreditação, os principais ganhos com as melhorias nos processos hospitalares são mais segurança para os pacientes e profissionais de saúde, melhoria da qualidade da assistência e o aprimoramento da gestão. Todas elas são guiadas pelo Manual da Acreditação.

O projeto iniciou em 2018, seguiu durante todo o ano de 2019 e e terá mais uma etapa em 2020.

A cultura da qualidade faz parte do DNA da Unimed VTRP, que conta com o Nível I da Acreditação das Operadoras de Planos de Saúde (conforme auditoria da A4 Quality Services, com base nos rigorosos critérios da Agência Nacional de Saúde Suplementar).

HOSPITAIS PARTICIPANTES DO PROGRAMA QUALIFICAR, DA UNIMED VTRP

– Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul
– Hospital Bruno Born, de Lajeado
– Hospital Estrela, de Estrela
– Hospital Ouro Branco, de Teutônia
– Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul
– Hospital Santa Terezinha, de Encantado
– Hospital São Jerônimo, de São Jerônimo
– Hospital São José, de Arroio do Meio
– Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires

Acreditação do HBB é fruto de trabalho coletivo

A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde. Dos 345 hospitais do Estado, apenas 18 possuem a Acreditação da ONA – e o HBB passa a ser o sexto de um seleto grupo a conquistar o Nível 2. É o único hospital dos vales do Taquari e Rio Pardo a contar com a certificação.

“Já possuíamos muito das rotinas e práticas que contemplavam o Nível 2. Então percebemos que a grande mudança ocorreu nas pessoas, com o engajamento, a busca constante por realizar o seu trabalho da melhor forma possível”, analisa Samanta Vanzin, coordenadora do Setor da Qualidade da instituição. “Os colaboradores passaram a ter um olhar mais crítico sobre as atividades, e a verificar pontos de melhoria, a trabalhar na diminuição de falhas e a analisar situações de risco que muitas vezes são inerentes ao processo do cuidado.”

Durante a auditoria nenhum setor do hospital deixou de ser visitado. O Manual da Organização Nacional da Acreditação (ONA) prevê a avaliação de 35 subseções de serviços disponibilizados pela instituição: o HBB passou por certificação em todas elas, o que demonstra a complexidade, a abrangência e a disponibilização de serviços à população.

“Um dos focos dos avaliadores foi verificar também o entrosamento entre as áreas, com o objetivo de garantir a continuidade do cuidado ao paciente onde quer que ele esteja”, acrescenta.

Comprometimento

Samanta afirma que o certificado demonstra o comprometimento da instituição com o cuidado da comunidade: os pacientes são os grandes beneficiados, uma vez que recebem um tratamento cada vez mais qualificado. “Com atendimento realizado por equipes preparadas, com rotinas e protocolos validados, analisados e em constante melhoria, há menos chance de pacientes sofrerem algum evento adverso. Condutas padronizadas e melhor orientação de pacientes e familiares contribuem de forma expressiva para a sua recuperação.”

Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel resume o sentimento de todos em uma palavra: “Alegria”. Ele enaltece o engajamento de todos os funcionários, colaboradores e corpo clínico, médicos, equipes terceirizadas e parceiros. “Todos compraram a ideia de que qualidade, segurança, gestão integrada para os pacientes são fundamentais.”

Saiba mais

– A Organização Nacional de Acreditação (Ona) é a entidade responsável por emitir o documento que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

– Para alcançar o nível 2, é necessário cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

– O certificado é válido por dois anos.

As principais vantagens da certificação:

Segurança para os pacientes e profissionais;

Busca voluntária da qualidade;

Educação dos profissionais;

Maior qualidade da assistência;

Processo de construção de equipe e melhoria contínua;

Melhoria do gerenciamento da unidade.

Exemplo para outros hospitais

Após a certificação, os avaliadores destacaram pontos fortes do HBB e que serão, inclusive, levados como exemplos a outros hospitais.

Entre eles estão:

– Sensação de pertencimento e engajamento dos colaboradores, gestores e direção;

– Parceria com a Univates, com desenvolvimento de diversas melhorias (estruturais e assistenciais);

– Programas voltados para os colaboradores da instituição, como o “Bom dia HBB” e “Programa Você faz a Diferença”;

– Programa “Mamãe HBB”, para gestantes atendidas na instituição;

– Banco de Oportunidades para recrutamento interno dos colaboradores;

– Programa “Nós cuidamos, Nós ensinamos”, com atuação junto a escolas da cidade;

– Centro de Reprodução Humana com estrutura e resultados diferenciados;

– Estrutura de Gestão Ambiental, com tratamento de 100% dos efluentes e prática para energia renovável dentro da instituição;

– Sala de Acolhimento do familiar nas Unidades de Terapia Intensiva, com educação quanto às práticas, os dispositivos e os pontos de atenção e contribuição no cuidado.