Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável, Coronavírus

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação

Como se livrar da dor nas costas no home office?

Três dicas para melhorar a ergonomia e bem-estar

12 de maio de 2020

Nunca se ouviu falar tanto sobre home office como nesses últimos dois meses. Desde o início da quarentena, diversas foram as adaptações e essa foi uma das mais comuns em ambientes coporativos, que permitiam essa alteração. A mudança tem tudo para ser uma tendência, mas exige alguns cuidados principalmente em relação ao ambiente, por isso a Médica do Trabalho Claudia Rosiane Ferreira da Silva Ballico traz dicas práticas (e muito importantes) ao trabalhar em casa:

  1. Postura

Preste a atenção na sua postura ao sentar. Dê preferência a cadeiras com encosto e mantenha e sua lombar rente a ele. Além disso, prefira cadeiras com apoio para os braços. Caso não haja esta opção na sua casa, apoie todo o seu braço na mesa. Tome cuidado para não apoiar apenas o antebraço, pois isso pode causar desconforto e machucar.

Também, mantenha a região cervical reta, cuidando para não deixar a cabeça muito baixa ou muito levantada ao olhar a tela do computador ou notebook.

2. Iluminação

A iluminação artificial sempre deve vir de cima e da frente. Isto, porque quando vem de trás, você acaba fazendo sombra no que você está trabalhando e, com isso, força seus olhos, causando maior cansaço e possível dor de cabeça.

Já se tratando de janelas, o indicado é que você fique perpendicular a elas, nunca de costas ou de frente, para não forçar os olhos.

3. Pausas

Lembre-se: pausas também são importantes. Busque descansar alguns minutinhos, realizando alongamentos, tomando água ou café… isso auxilia você a recuperar a musculatura que estava tensa devido à postura anterior.

A ergonomia no trabalho envolve diretamente o ambiente em que você está inserido. Estas três dicas, acompanhadas de um local silencioso, irão melhorar a qualidade do seu trabalho, já que influenciam no seu bem-estar e, consequentemente, na sua segurança, saúde e até rendimento.

Outros conteúdos relacionados ao assunto:

Home Office: como organizar seu ambiente de trabalho em casa?
6 dicas de nutricionista para um Home Office equilibrado
É possível manter uma alimentação equilibrada no home office? Sim!