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Home Office: como organizar seu ambiente de trabalho em casa?

Separamos as cinco dicas fundamentais para você observar todos os dias no teletrabalho

22 de abril de 2020

Trabalhar em casa, o chamado teletrabalho ou home office, é novidade para muita gente. Porém, em um tempo que requer cautela e prudência, é uma solução importante e necessária para evitar a transmissão do Covid-19.

Você está nesta jornada ou está entrando nesta modalidade? Confira nossas cinco dicas básicas para ter um ambiente de trabalho confortável, produtivo e funcional (ainda que em casa).

As 5 dicas fundamentais para o Home Office

Dica 1: Local

Concentre-se!

O primeiro passo é escolher um local tranquilo e sem distrações, exclusivo para o trabalho. Você precisa de privacidade e silêncio para trabalhar, principalmente se divide a casa com mais pessoas. Leve isso a sério. É o primeiro passo para começar bem a jornada em casa.

Dica 2: Iluminação

Ambientes com luz natural são perfeitos

A iluminação é muito importante. Se possível, escolha um ambiente com entrada de luz natural e circulação de ar. Isso fará diferença no seu nível de concentração e produtividade. Se o seu ambiente for mais escuro, utilize uma luminária, mesmo durante o dia, dando preferência às lâmpadas com tons mais quentes.

Dica 3: Estação de trabalho

Atenção com a postura…

Atenção especial ao escolher sua mesa e cadeira de trabalho! Ergonomia é muito importante. A mesa deve ser grande o suficiente para seu computador, além de ter espaço para fazer anotações e acomodar demais objetos. Ainda que a sua cadeira não seja aquelas típicas de escritório, tenha certeza que você está confortável e garanta a altura correta em relação à mesa e ao computador.

Dica 4: Organização

Evite a bagunça!

Mantenha sempre a organização. Sua mente pensa com mais clareza em um ambiente livre de confusão. Todo dia antes de iniciar o trabalho, guarde os itens que não serão necessários para sua atividade.

Dica 5: Pausas e horários

A dica final desta lista tem a ver com o relógio. Estabeleça pausas para se alimentar, intervalo para almoço e horário final no dia a dia. Durante o horário da jornada, concentre-se no trabalho. Depois? Desligue-se dele. É fácil perder a noção do tempo, e engatar muitas horas de trabalho. Porém, isso é ruim para você e para a sua saúde física e mental. Saiba reconhecer seus limites.

Ah, e não se esqueça da comunicação!

Estas cinco dicas são básicas para quem está em Home Office. Lembre-se: Sempre que tiver dúvida ou algo incomodando, busca conversar com seu gestor. Não deixe que problemas pequenos se tornem uma bola de neve 😉