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É possível manter uma alimentação equilibrada no home office? Sim!

Com uma rotina organizada no trabalho você poderá render melhor em sua produtividade e terá tempo de parar e comer corretamente

26 de março de 2020

Se você chegou até aqui, possivelmente você está em teletrabalho (o famoso home office), vai entrar ou conhece alguém que está nesta situação neste momento. O Covid-19 mudou a rotina de muitas empresas pelo mundo, e os desafios na forma de trabalhar são gigantes.

Sabemos. O home office é novidade para muita gente. Mas, temos boas notícias: com uma organização diária é possível ser produtivo e focado, mantendo o rendimento que estava acostumado a ter na empresa e ainda por cima cuidar da alimentação.

Importante: se você tem alguma restrição alimentar ou dieta específica em função de alguma doença, converse com seu nutricionista e médico de confiança para enfrentar este momento. Não é momento para aventuras! Siga as recomendações de quem lhe acompanha ou busque ajuda.

HOME OFFICE NÃO É SINÔNIMO DE BAGUNÇA!

Não é e não pode ser. É fundamental estabelecer regras, uma rotina e prazos para entregas.

Conforme os especialistas, o item que mais sofre nesta mudança é a sua ALIMENTAÇÃO. Por isso, preparamos este material, com cinco dicas práticas para você seguir diariamente.

Algumas dicas tem exemplos, que pode não se parecer com o seu, mas te ajudam a entender como se adaptar. Outras trazem um hack, um “truque” saudável, para não errar na hora de se alimentar em casa.

Vamos lá?

DICA 1 – HORA DE DORMIR, DE CURTIR, DE TRABALHAR, DE SE ALIMENTAR

Rotina. Ela muitas vezes é vilã, mas nos ajuda a organizar a cabeça e dar uma certa previsibilidade ao organismo. Por isso, assim como você tinha uma para ir até o trabalho, agora crie uma para trabalhar em casa.

Estabeleça horários para acordar, tomar café, almoçar, jantar e siga sua rotina de trabalho como era o horário na empresa.

É importante planejar o início e o fim, além das pausas para arejar a mente e tomar um café (sem açúcar, no máximo algumas gotas de stevia, ok?). Pode ser um chá também ao invés do café. O corpo e a cabeça precisam estar treinados para essa nova jornada e entender que você está em casa, mas trabalhando.

Exemplo: se você tinha o hábito de acordar às 7h, tomar café e ir trabalhar, mantenha esta rotina em casa. A dica aqui é: pegue leve nas refeições. Em casa, via de regra, caminhamos menos e consequentemente gastamos menos calorias.

Por isso, no almoço, jantar e lanches, lembre-se de comer:

  • Verduras e legumes, principalmente as folhas verdes, que contém bastante vitamina C. Tente comer porções de ambos, no almoço e no jantar.
  • Se optar pelas proteínas animais, pegue leve e escolha carnes magras, como frango ou peixe
  • Alimentos integrais, principalmente se a escolha for arroz, massa ou algum biscoito
  • Inclua grãos como feijão, lentilha e soja na rotina da semana
  • Frutas! Elas são essenciais. Aproveite as da estação, que são mais baratas. Coma pelo menos três ao dia.

Aqui, é importante reforçar: se você tem alguma restrição alimentar ou dieta específica em função de alguma doença, converse com seu nutricionista e médico de confiança para enfrentar este momento. Não é momento para aventuras! Siga as recomendações de quem lhe acompanha ou busque ajuda.

DICA 2 – “SÃO AS ÁGUAS DE MARÇO HIDRATANDO O MEU CORPO…

…é promessa de um organismo mais forte e saudável, e ainda ajuda a manter a saúde do seu coração!”.

Beba água!

Em tempos de Covid-19, essa informação é mais que uma dica, é uma forma de proteção. O corpo hidratado fica mais forte e resistente. Além disso, o seu organismo trabalha melhor, pois o “solvente universal” funciona como estímulo para que ele esteja sempre funcionando de maneira correta.

Hack: tenha uma garrafinha sempre junto durante o expediente. Quando surgir aquela vontade de comer um doce, beba um gole generoso de água. Ele ajuda a levar embora a tentação.

É comum que as reuniões presenciais sejam canceladas, por isso, é legal combinar um canal de comunicação oficial com a sua equipe e com seus clientes. Nesse caso, pode ser Whatsapp, Google Hangout, Google Meet, Skype… Nestes momento, tenha a água por perto, mas evite de ficar bebendo enquanto está falando. Coloque seu microfone no mundo, desative por um momento a câmera, beba sua água, e ative novamente os dispositivos.

Ninguém merece ficar ouvindo “glub, glub” na vídeo-chamada!

DICA 3 – LUGAR DE COMER, LUGAR DE TRABALHAR

Seja para trabalhar, seja para comer: nada de ficar deitado na cama. Escolha um cantinho que seja agradável e onde você se sinta à vontade para montar seu escritório. E faça suas refeições sentado à mesa, na cozinha.

Exemplo: delimite espaços. Se puder, trabalhe na sala, e deixe o quarto para descansar, por exemplo. Se a casa for menor, defina os espaço de trabalho com objetos. Quando terminar de trabalhar, desligue e guarde ou cubra seu computador. Horário de descanso é horário de descanso, lembra?

Isso é importante também para a alimentação. Faça seu ritual. Prepare ou esquente a comida, sirva, sente à mesa e coma devagar, mastigando bem os alimentos. Lembre-se: a refeição ideal, no almoço e jantar, deve durar cerca de 20 minutos, para que seu cérebro entenda o recado e diga para seu estômago que já é o suficiente.

DICA 4 – LISTA DO MERCADO (E DA FARMÁCIA!)

Lembrou que acabou a banana, a pasta de amendoim ou o pão durante o horário de trabalho? Faça uma lista do que precisa, seja do mercado, da farmácia ou mesmo das tarefas domésticas da casa. Separe-as das tarefas do trabalho!

Se você puder sair de casa, e for possível dentro da sua rotina, escolha um horário que não tenha muito movimento nos estabelecimentos. Se não puder, você precisará da ajuda de algum familiar, amigo ou vizinho. Se estiver doente, lembre-se, FIQUE EM CASA.

E não esqueça da lista! Ela torna seu momento de compras mais rápido também, evitando que perca tempo e precise ficar mais tempo que o necessário fora de casa.

Exemplo: crie uma escala com os horários pelos dias da semana. Coloque pequenas tarefas para realizar todos os dias. Com essa divisão, você distribui bem e tudo funciona. Um exemplo prático. “Na segunda à noite, limpeza da casa. Na terça, mercado/farmácia (se você puder sair de casa, obviamente). Na quarta, lavagem de roupas. Na quinta, limpeza da casa, novamente. Na sexta, dia livre para filmes, séries ou leitura.”

Nesta rotina, deve se encaixar tempo também para cozinhar. Uma boa saída é cozinhar à noite, e fazer porções maiores, que possam ser consumidas em mais dias.

DICA 5 – LISTA DE TAREFAS D E CASA E DO TRABALHO

Sim. Com uma rotina organizada no trabalho você poderá render melhor em sua produtividade e terá tempo de parar e comer corretamente. Evite as redes sociais, foque nas tarefas, e mostre disciplina você mesmo.

Neste momento, organização é tudo. Faça uma lista com as demandas de trabalho e o prazo para elas. Tudo precisa ser cumprido com a mesma responsabilidade e pontualidade habitual.

Lembre-se que é “home”, mas é “office” também!

Hack: para se manter realmente produtivo, não coloque com tarefas demais, além do necessário. Se a hora passar depressa demais, coloque alarmes no relógio para não esquecer a hora de se alimentar. A sua saúde física e mental são fundamentais neste momento.

Organização e calendários facilitam o trabalho, e deixam nossa mente livre para pensar no que é necessário durante o dia.

DICA EXTRA: ORIENTAÇÃO MÉDICA SEM SAIR DE CASA!

E se surgirem uns sintomas suspeitos de gripe ou de Covid-19 enquanto você esta no home office? Se você for cliente Unimed VTRP, temos duas opções para que você receba um atendimento sem sair de casa:

– PA Virtual 24h Coronavírus Unimed VTRP: consulta médica, por vídeo

– Disque Coronavírus Unimed (0800 940 78 00)

No PA Virtual 24h Coronavírus Unimed VTRP você faz uma vídeo-chamada com um dos nossos médicos por meio de seu celular. É preciso baixar o aplicativo Conexa Saúde, realizar o cadastro completo e login e então selecionar a opção PA Virtual.

Além de levar facilidade e agilidade em atendimento aos clientes, o novo serviço da Unimed tem como objetivo diminuir a demandas de emergências e outros serviços de saúde de nossa região. Por isso, busque uma teleconsulta apenas em casos de sintomas suspeitos dos Covid-19, como por exemplo febre, tosse seca ou sintomas respiratórios suspeitos, ok? Clique aqui e saiba mais sobre o serviço.

Além do novo PA Virtual, o outro serviço exclusivo para clientes, e com foco específico no Coronavírus, segue recebendo centenas de ligações por dias. É o Disque Coronavírus Unimed. Você ou alguém da sua família tem sintomas suspeitos? Ligue para 0800 940 78 00, e saiba como agir. Você só precisa informar o número do cartão de cliente Unimed VTRP.

Os médicos e profissionais de saúde do Disque Coronavírus Unimed lhe dirão qual a melhor conduta a seguir, seja permanecer em casa ou buscar um serviço de saúde.

Caso você ainda não seja cliente Unimed, você pode receber orientações sem sair de casa pelo 136, do SUS, ou por telefones das secretarias de saúde da sua cidade. O importante é evitar ao máximo as idas às emergências. Vá apenas em caso de necessidade!