Ouvidoria

Quero Consulta Unimed: Aplicativo facilita...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Venâncio Aires aguarda resultados de boletim sobre casos de AIDS

Informações iniciais já estão disponíveis em novo relatório

29 de novembro de 2012

Deve ser divulgado no início de dezembro o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde sobre a incidência da AIDS nos municípios brasileiros. Na última versão, Venâncio Aires ficou na 39ª posição entre as cidades do País com até 50 mil habitantes. Santa Cruz do Sul apareceu duas posições depois. Um ano após a divulgação dos números, a área municipal responsável pelo assunto está mobilizada, na expectativa pelo relatório de 2012. Um dos exemplos da mobilização para fazer os índices retrocederem é a ação que será promovida no próximo sábado, junto à Praça Central, no Calçadão. Com apoio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), o evento alusivo ao Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS terá atividades especiais. A programação inclui participação da equipe do Espaço Vida – Unimed VTRP, que distribuirá folders explicativos e repassará orientações, além de distribuição de fitinhas referentes à data.


O objetivo da iniciativa da Prefeitura é promover a conscientização da sociedade venâncio-airense sobre a doença. “Nos últimos meses temos uma avalanche de registros. Infelizmente, a tendência é aumentar os números”, revela a enfermeira e coordenadora do Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas de Venâncio Aires (Cadi), Solange Sehn. A expectativa é ainda nesta semana ter o levantamento dos registros de 2012. Conforme ainda destaca, uma das dificuldades no trabalho é o número reduzido de funcionários no setor, o que exige ainda mais empenho da equipe.


CONTROLE – A doença que assombra a humanidade deste meados da década de 1980 é um desafio para a Ciência. Apesar da cura não existir ainda, os avanços no combate à AIDS apontam para renovação da esperança. “A doença pode ter controle. Porém, a adesão ao tratamento precisa ser 100% por parte do paciente”, ressalta a médica cooperada da Unimed VTRP, Sandra Inês Knudsen. De acordo com a infectologista que coordena a ação em Venâncio Aires, a prevenção ainda é a maior aliada.


A versão preliminar de 2012 do Boletim Epidemiológico já está disponível pelo site www.aids.gov.br. Segundo os números preliminares, o Rio Grande do Sul lidera entre os estados brasileiros com maior incidência de casos. A lista que ano passado incluiu Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul já começa a ser elaborada. Ainda com as 20 primeiras cidades com até 50 mil habitantes, o destaque gaúcho fica para Alvorada, com registros superiores aos de Porto Alegre, que aparece na segunda colocação. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificações.


Às vésperas da divulgação do mais recente boletim, a Unimed VTRP integra a luta contra a AIDS no município, com ação programada entre 9h e 13h deste sábado (1º de dezembro).

Categoria: Unimed VTRP