Ouvidoria   

Três prêmios colocam em destaque a atuação da Unimed VTRP

OCB, Central Nacional Unimed e Assembleia Legislativa concederam os reconhecimentos

10 de dezembro de 2012

Em pouco mais de um mês, o trabalho desenvolvido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) foi reconhecido em três premiações, duas nacionais e uma estadual. A organização se destacou no Cooperativa do Ano, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Prêmio Nacional Unimed de Relacionamento com o Cliente, realizado pela Central Nacional Unimed (CNU); e Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.


Segundo o presidente da Unimed VTRP, Carlos Antonio da Luz Rech, estas distinções devem ser muito valorizadas, considerando o fato de a Cooperativa atuar em um setor extremamente regulado, seguindo resoluções e exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Quando recebemos estes reconhecimentos, percebemos que a dedicação de nossas pessoas é o que temos de mais significativo em nossa organização, pois todos fazem mais do que simplesmente seu trabalho”, constata Rech.

 

O dirigente também destaca as crenças e os valores seguidos pela Unimed VTRP, que prima pela ética, pela cooperação e pela integração com clientes, comunidade e respeito ao meio ambiente. Atualmente, a Cooperativa abrange 59 municípios dos vales do Taquari e do Rio Pardo e região do Jacuí. Conta com 650 médicos cooperados em atividade.

 

 


Cooperativa do Ano

 

No dia 30 de novembro, em Porto Alegre, a Unimed VTRP foi agraciada com o 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Cooperativa do Ano – Categoria Cooperativa Cidadã, pelo programa Cuidar e Viver. Representando a organização, o diretor de Desenvolvimento da Cooperativa, Neori Gusson, recebeu a láurea. Em nível nacional, a Unimed VTRP ficou em 2º lugar na mesma categoria. Ao todo, o prêmio mobilizou 138 cooperativas, de 20 estados brasileiros, que inscreveram 212 projetos em sete categorias.

 

Desenvolvido desde 1989, o Cuidar e Viver foi o primeiro programa social da Unimed VTRP. Concede gratuitamente consultas médicas a entidades que atendem crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, como forma de proporcionar uma melhora da qualidade de vida destas pessoas, através do acesso facilitado a médicos especialistas.

 

Recentemente ele passou por uma reestruturação. Entre as mudanças, exige que as entidades tenham uma equipe multidisciplinar, para a triagem dos pacientes antes do encaminhamento ao médico especialista. Esta equipe acompanha e monitora a continuidade do tratamento proposto pelo médico. Essas e outras alterações visam uma maior eficiência do programa. Em 2011, foram beneficiadas 75 entidades e utilizadas 2.536 guias de atendimento. Este ano, foram 79 entidades e mais de 2,6 mil guias disponibilizadas.

 

Também no Prêmio Cooperativa do Ano, a Unimed VTRP recebeu dois selos de referência estadual. Na Categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, foi pelo projeto Educando para o Cooperativismo. Por intermédio dele, a Cooperativa desenvolveu ações para disseminação, entre colaboradores e cooperados, de temas como os princípios cooperativistas, as diferenças entre uma cooperativa e uma empresa e a criação de uma cooperativa. O outro selo, na Categoria Fidelização, foi para o Programa de Participação Pontuada, que valoriza as iniciativas que motivam os cooperados a participarem das atividades da Cooperativa.

  

 


Responsabilidade Social

 

Pelo nono ano consecutivo, a Unimed VTRP se destacou no Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi uma das 40 organizações agraciadas com a medalha, entregue no dia 28 de novembro, em Porto Alegre, ao presidente da Cooperativa, Carlos Antonio da Luz Rech. Foram reconhecidas as instituições mais bem pontuadas no Balanço Social. Com esta premiação, o parlamento gaúcho incentiva a realização de projetos voltados para o bem-estar social e para a preservação do meio ambiente, na busca por uma sociedade melhor.

Entre outros projetos, a Cooperativa estimula o voluntariado entre seus colaboradores; disponibiliza coletores ecológicos para que a comunidade faça o descarte correto de pilhas, baterias, celulares, medicamentos vencidos, materiais perfuro cortantes e cartões magnéticos; e trabalha a sexualidade e o planejamento familiar com adolescentes.

 

 

Relacionamento com Clientes

 

Na quinta edição do Prêmio Nacional Unimed de Relacionamento com o Cliente, entregue em 26 de outubro pela Central Nacional Unimed, em São Paulo, a Cooperativa conquistou o 3º lugar na categoria grande porte. A premiação contou com a participação de 61 singulares Unimed de todo o país. A distinção foi entregue à coordenadora de Relacionamento com Clientes da Unimed VTRP, Fabíola Borchardt Weinberger. A conquista evidencia a transparência da política de relacionamento adotada pela Cooperativa Médica com seus beneficiários.

Categoria: Unimed VTRP