Ouvidoria   

Unimed VTRP reúne alunos e professores no Fórum de Sexualidade

Profissionais da saúde trataram de questões físicas e emocionais da adolescência

27 de maio de 2016

Médica Letícia Leite esclareceu dúvidas dos participantes

 

O cuidado com a saúde dos adolescentes, abordando aspectos de diferentes tipos de relacionamentos – físicos, afetivos e virtuais – foi o mote do Fórum de Sexualidade, realizado na última semana (1º/06) pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). Cerca de cem alunos e professores, de escolas de Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul, participaram do evento, no auditório da sede da cooperativa médica.

 

O encontro tratou desde temas mais tradicionais, como a primeira relação sexual, a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids, gravidez na adolescência e a importância da confiança nos relacionamentos, até pautas mais atuais, como os perigos da exposição de fotos e vídeos na web e o “crush”, gíria de internet usada para definir o interesse por alguém.

“O mundo virtual vem modificando as relações, pois é muito mais fácil se aproximar de um menino ou uma menina pelos aplicativos do que pessoalmente. E depois de tanto conversar pela internet, alguns adolescentes têm a ilusão de que já se conhecem e pulam a etapa do relacionamento, partindo direto para o ato sexual. O problema é que às vezes o virtual é bem diferente do real e a pessoa acaba se frustrando com este envolvimento”, assinala a médica Silvia Regina Dartora.

 

Para a estudante Manuela Mallmann, 13 anos, o fórum foi uma oportunidade entender melhor algumas temáticas e tirar dúvidas com profissionais capacitados no assunto. “E foi muito legal poder fazer isso em um grupo com outras pessoas da minha idade”, analisa ela, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental. “Além de trazer informações atuais e esclarecedoras para os adolescentes, o fórum propiciou um momento de troca de conhecimento entre professores e alunos, gerando um grande aprendizado para todos”, avalia da orientadora educacional Joice Marciane Schneider. Depois do evento, ela disse que se sente melhor preparada para acompanhar o dia a dia dos estudantes da instituição onde trabalha, a Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus, em Cruzeiro do Sul.

 

 

Programa Adolescer

 

Durante a programação, os adolescentes receberam placas com a indicação de “Mito” e “Verdade”, para opinar a cada sentença exposta. A dinâmica foi conduzida pelas médicas Letícia Leite e Silvia Regina Dartora e pela psicóloga Daniela Graef, que fazem parte do Programa Adolescer. Esta é uma iniciativa da Unimed VTRP, que existe desde 2007, para o repasse de orientações de educação sexual para adolescentes de escolas públicas e privadas da região.

 

O Fórum de Sexualidade terá mais duas edições neste ano: em agosto, em Venâncio Aires, e, em outubro, em Santa Cruz do Sul. Mas os jovens interessados em esclarecer dúvidas sobre sexualidade não precisam esperar somente pelo evento, pois podem entrar em contato com o Programa Adolescer pelo hotsite www.unimedvtrp.com.br/sexualidade, no link “Fale Conosco”. Para o envio de perguntas não é necessário se identificar.

Categoria: Unimed VTRP