Ouvidoria   

Unimed VTRP repassa mechas de cabelo a entidades de Lajeado e Venâncio Aires

Campanha permanente da cooperativa arrecada doações da comunidade para auxiliar pacientes com câncer

22 de agosto de 2017

Fomentar a solidariedade e melhorar a autoestima de pacientes com câncer. Alicerçada nestes objetivos, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promove, desde 2014, a campanha de doações de cabelos para a confecção de perucas, que posteriormente serão usadas por pacientes em tratamento oncológico. Na semana passada, a ação ganhou destaque com o repasse de 160 mechas de cabelo para entidades assistenciais de Lajeado e Venâncio Aires. As doações são fruto da contribuição voluntária de clientes, colaboradores e pessoas da comunidade.

O primeiro repasse ocorreu em 26 de junho, para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado. A doação feita pela colaboradora Patrícia Aguiar, da área de Gestão da Sustentabilidade, foi recebida pela presidente da entidade, Fabiani Delazzeri, que reforçou a importância do ato para a autoestima das pacientes oncológicas. “Percebemos que, muitas vezes, o maior impacto do tratamento é a queda de cabelo, principalmente para as mulheres. Ficamos felizes em poder ajudar com este trabalho”, salienta. Esta é a segunda vez que a entidade é beneficiada pela campanha da Unimed VTRP. No ano passado, a cooperativa já havia repassado mais de 100 mechas para a Liga. Todo o cabelo foi utilizado na confecção de perucas.

 

 

Já no dia 27 de junho foi a vez da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires receber as mechas. A doação foi feita pelas colaboradoras Julia Griesang e Ângela Kaufmann – que atuam na área Comercial da cooperativa no município – e recebida por um grupo de voluntárias. Segundo a coordenadora do projeto na entidade, Dóres Teixeira, a doação vai levar conforto e carinho para as pacientes atendidas pela Liga. “Esse era um sonho muito antigo. Hoje, com a parceria da Unimed, podemos colocar isso em prática. Nossa proposta é criar perucas de fácil manejo e conservação, que possam contribuir para a melhoria da autoestima dessas mulheres. Esse é um trabalho que nos orgulhamos em fazer”, define.

 

 

 

Lenços também podem ser doados

Em 2015, a ação da Unimed VTRP foi ampliada e a cooperativa passou a receber também doações de lenços, incluindo todas as pessoas que, por algum motivo, não podem doar mechas de cabelo.

Para beneficiar cada vez mais pessoas, a campanha segue em busca de novas doações. “O sucesso desta parceria comprova que existem muitas pessoas solidárias, que se importam com o bem-estar do próximo e promovem, com uma pequena atitude, conforto e autoestima em um momento tão delicado. Nossa campanha é permanente e, para que essa corrente do bem possa se espalhar cada vez mais, contamos com o apoio da comunidade”, convida a coordenadora da área de Gestão de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.

 

Faça sua doação
Você tem interesse em ajudar? A Unimed VTRP é ponto permanente de coleta de lenços e mechas de cabelo nas regiões dos Vales do Taquari, do Rio Pardo e do Jacuí. A cooperativa recebe as doações nos seus pontos de atendimento. Os acessórios podem ser de diversos tamanhos e cores, já as mechas de cabelo devem conter pelo menos 15 centímetros de comprimento, sem restrições quanto a tinturas ou químicas. O cabelo deve estar atado, seco e dentro de um saco plástico. Outras informações podem ser obtidas com área de Gestão de Sustentabilidade, pelo e-mail sustentabilidade@unimedvtrp.com.br.

 

Em números
Confira as doações recebidas pela Unimed VTRP desde o início da campanha:

Ano

Mechas

Lenços

2014

241

2015

161

30

2016

405

205

2017*

160

02

*Doações contabilizadas até o mês de junho


Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP