Ouvidoria   

Unimed VTRP prorroga coleta de lâmpadas

Comunidade tem até a próxima sexta-feira para entregar os materiais

10 de junho de 2009

Preocupada com a preservação ambiental, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) prorrogou até a próxima sexta-feira (12) a Campanha de Arrecadação de Lâmpadas. A coleta de fluorescentes e incandescentes começou dia 1º e se encerraria dia 5, quando foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Essas lâmpadas queimadas, desde que inteiras, podem ser entregues nas caixas instaladas nos pontos de atendimento da Cooperativa. Só são aceitos materiais descartados por pessoas da comunidade, excluindo grupos organizados como empresas, escolas e entidades de classe.

Se expostas no meio ambiente, as fluorescentes quebradas liberam mercúrio, um metal altamente tóxico. Ele pode contaminar o solo, os animais, a água e provocar graves problemas de saúde aos seres humanos. Por isso, a Unimed VTRP – com autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) – repassará o montante arrecadado para uma empresa de reciclagem localizada em Minas Gerais.

Reciclagem

Nessa empresa, as lâmpadas passam por um processo de descontaminação e são separadas em quatro subprodutos: vidro, sucatas metálicas, poeira fosforosa e mercúrio metálico. O vidro é destinado à indústria cerâmica ou artesanal; as sucatas metálicas, para fundição; a poeira fosforosa, à indústria de tinta, e, o mercúrio metálico, para a fabricação de novas lâmpadas ou termômetros, entre outros produtos.

Serviço

O que: Campanha de Arrecadação de Lâmpadas, da Unimed VTRP

Quando: até a próxima sexta-feira, dia 12 de junho

Onde: a entrega deve ser feita nos pontos de atendimento da Unimed VTRP em Butiá, Candelária, Charqueadas (Pronto-Atendimento e escritório), Encantado (escritório e Espaço Vida), Estrela (escritório e Unifácil), Lajeado (SAC, Farmácia e Espaço Vida), Rio Pardo, Santa Cruz do Sul (SAC, SAC Hospital Ana Nery, Farmácia, Espaço Vida, Unifácil), São Jerônimo, Taquari, Teutônia, Triunfo e Venâncio Aires

Categoria: Unimed VTRP