Ouvidoria   

Unimed VTRP promove o cadastramento de doadores de medula óssea em Santa Cruz do Sul

Ação faz parte da programação da Cooperativa para o Dia Mundial da Saúde

10 de fevereiro de 2010

A Unimed VTRP irá reprisar em Santa Cruz do Sul uma ação de extrema importância e que teve êxito total em Lajeado. A Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea será realizada no município do Vale do Rio Pardo no dia 08 de abril, das 9h às 12h e das 13h às 15h, no Espaço Vida (no Max Shopping Center, rua Borges de Medeiros, nº 269). Dessa vez, a Cooperativa terá como parceiro o Hemorgs Regional Santa Maria. A atividade será realizada em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril.

 

Para participar, é necessário preencher o pré-cadastro que está disponível no site da Cooperativa (www.unimedvtrp.com.br/doemedula). Para participar da coleta de amostra sanguínea, basta ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado geral de saúde.

 

Aqueles que se cadastrarem farão parte do banco brasileiro de doadores, chamado de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Toda vez que algum paciente precisa de um transplante de medula e não tem um familiar compatível, esse banco é consultado. Havendo compatibilidade com algum doador voluntário cadastrado, este é chamado para fazer exames complementares e, posteriormente, a doação. A chance de encontrar uma medula ideal é, em média, de uma em cem mil. Na edição realizada em Lajeado, em novembro do ano passado, foram cadastrados 326 doadores.

Mais informações sobre essa iniciativa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714.7135.

Em Lajeado, ação conseguiu reunir mais de 300 voluntários

Categoria: Unimed VTRP