Ouvidoria   

Voluntários da Unimed VTRP vão participar do Escola Aberta em Lajeado

Comunidade terá mais opções de atividades, no ambiente escolar, aos finais de semana

10 de fevereiro de 2010

A monitora do projeto, Iolanda Duarte Rufino, com a diretora da escola, Mara Regina Manfroi, e as representantes da Unimed VTRP, Jelci Southier e Scheila Silveira

Integrantes do Comitê de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) estiveram, na quarta-feira (10/03), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fett Filho, de Lajeado. O objetivo foi conhecer as instalações da instituição de ensino, para cumprir mais uma etapa preparatória à parceria que vem sendo planejada desde dezembro do ano passado. A partir de abril, através de oficinas do projeto Escola Aberta para a Cidadania, voluntários da Cooperativa vão compartilhar conhecimentos e levar recreação à comunidade.

O grupo deve se unir aos oficineiros que já fazem parte deste projeto do governo do Estado, cujo intuito é abrir as escolas aos finais de semana para que a população possa usufruir deste espaço. Só no ano passado, mais de 1,5 mil pessoas foram beneficiadas pelo Escola Aberta por intermédio da Carlos Fett Filho, que hoje tem 180 alunos.

A proposta de trabalho conjunto foi apresentada pelas colaboradoras da Cooperativa, Scheila Silveira e Jelci Southier. Segundo elas, 23 voluntários irão ministrar oficinas de artesanato, música, teatro, inglês, meio ambiente e recreação. Também está prevista uma oficina de culinária, após a conclusão de obras que estão em andamento na escola.

A diretora da escola, Mara Regina Manfroi, e a monitora do projeto, Iolanda Duarte Rufino, mostraram-se bastante entusiasmadas com a parceria. “Para nós é muito importante esse apoio da Unimed VTRP, porque vai nos ajudar a despertar o interesse de mais alunos e pessoas da comunidade a participarem das oficinas”, comentou Iolanda.

 

Responsabilidade Socioambiental

Para o presidente da Unimed VTRP, médico Carlos Antonio da Luz Rech, a adesão dos colaboradores e cooperados a atividades voluntárias é motivo de orgulho para a Cooperativa. “Dessa forma, fortalecemos o compromisso que temos com o desenvolvimento da sociedade. Essa parceria pelo Escola Aberta é mais uma dentre nossas inúmeras iniciativas”, disse Rech.

Entre as ações e projetos na área de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pela Unimed VTRP, Rech cita a Campanha Cadastro de Doadores de Medula Óssea, que foi realizada em novembro em Lajeado e ocorrerá no dia 8 de abril em Santa Cruz do Sul; o projeto continuado Adolescer – trata sobre sexualidade e é desenvolvido em parceria com escolas – e o Programa Ação Crianças Especiais – fornece consultas gratuitas, com médicos especialistas cooperados, a crianças em situação de vulnerabilidade. Na área ambiental, um dos mais importantes é o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde. São disponibilizados à comunidade coletores de pilhas, baterias, remédios vencidos, seringas e agulhas em 31 pontos de atendimento, evitando assim o descarte desse material em locais inadequados.

Categoria: Unimed VTRP