Veja a programação da Casa Unimed na 35ª...

X Simpósio de Medicina da Unimed VTRP liga Vale...

Unimed VTRP estimula a mudança de hábitos com...

Unimed VTRP prioriza adequações à TISS

Implantação do novo padrão é exigência da Agência Nacional de Saúde

19 de janeiro de 2007

Desde o anúncio da Agência Nacional de Saúde (ANS) sobre a obrigatoriedade da implantação da Troca de Informações de Saúde Suplementar (TISS), a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) vem se empenhando em adequar-se às novas exigências. O trabalho começou a ser desenvolvido em maio de 2006.

A Cooperativa participou da definição do padrão TISS no Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (Copiss/ANS) e na negociação com as demais operadoras de saúde, em um processo que estendeu-se até agosto do ano passado. Os formulários criados serão padrão para todas as operadoras de planos de saúde do País.

Em setembro, a Cooperativa participou da análise com o fornecedor para o desenvolvimento e a adequação dos sistemas informatizados. Paralelamente, promoveu dois encontros com 54 representantes de hospitais. O trabalho envolveu colaboradores do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), das área de Tecnologia da Informação e de Auditoria de Contas. Conforme a colaboradora do SAC, Cláudia Spaniol, as reuniões foram o primeiro contato dos prestadores de serviço com as questões referentes à TISS. “Foi uma ação importante para estimular os hospitais a buscarem mais informações sobre a adequação ao novo padrão”, declarou.

Em novembro de 2006, a Unimed VTRP iniciou o treinamento com Secretárias de Médicos Cooperados. A iniciativa atingiu 322 participantes em 10 reuniões. Os encontros foram dirigidos pela colaboradora do SAC Andréa Lima. Segundo Andréa, o trabalho fortaleceu ainda mais o relacionamento entre a Cooperativa e as secretárias. “Elas observaram que a Unimed VTRP antecipou-se neste processo e preocupou-se em orientá-las em diversos momentos”, declarou. Ainda durante novembro, foram realizadas consultorias para softwarehouse (fornecedor de software) de hospitais e as últimas reuniões de treinamento com Médicos Cooperados. Esses encontros, promovidos em oito micro-regiões e iniciados em outubro, envolveram 260 profissionais em nove oportunidades e foram coordenados pelo Diretor Técnico da Cooperativa, Dr. Rogério Zingano.

Em janeiro desse ano, a equipe de Tecnologia da Informação visitou 400 pontos informatizados nos 59 municípios da área de atuação da Unimed VTRP. Nos encontros, foram promovidos treinamentos individuais com as secretárias, in loco, com duração média de 60 minutos. Também foi disponibilizado o novo Sistema de Atendimento pelo Cartão Magnético, atendendo às padronizações exigidas para as guias de Consultas e SP/SADT, e disponibilizou-se o novo formulário de papel para contingência. O mês de fevereiro foi marcado pela troca dos dois tipos de guias para as clínicas não-informatizadas.

Em abril, deverá iniciar a troca das Guias Hospitalares em papel. Ainda, durante esse mês, começarão os testes dos serviços de internet para comunicação direta entre os sistemas da Unimed VTRP e os de hospitais, que deverão ser finalizados em maio, com o acompanhamento aos prestadores de serviço. Para o Dr. Zingano, apesar das modificações de formulário que a implantação da TISS provocou, a iniciativa contribuirá para qualificar a informação a respeito dos pacientes. “Esses dados nos permitirão melhorar o planejamento de ações de medicina preventiva que, a longo prazo, gerarão economia com a redução de custos assistenciais”, declarou o Diretor Técnico da Unimed VTRP.


Colaboradores da equipe de Tecnologia promoveram treinamentos individuais para secretárias

FOTO: Daniel Silveira 


Daniel Silveira

Categoria: Unimed VTRP