Ouvidoria   

Unimed VTRP passa a realizar coleta de RT-PCR em drive thru, em Lajeado

Exame deve ser prescrito por um médico e auxilia no diagnóstico da Covi-19

29 de julho de 2020

A partir desta quarta-feira, 29/07, a Unimed VTRP passa a realizar a coleta dos exames RT-PCR em um sistema diferente. Um drive trhu montado em frente a sede da Cooperativa Médica, na Avenida Piraí, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado, recebe os clientes que yem prescrição médica e precisam realizar o exame para detecção da Covid-19. A estrutura é exclusiva para a coleta do RT-PCR e, para evitar aglomerações, só deve se dirigir ao local quem já tiver o exame agendado.

As informações necessárias para este agendamento são enviadas por SMS para os clientes que tiverem o exame autorizado.

A medida visa dar mais segurança a quem necessita realizar o RT-PCR e aos profissionais de saúde que o aplicam.

Vale lembrar que todos os exames para diagnóstico da Covid-19 deve ser prescritos por um médico.

Como funciona o exame RT-PCR?

O RT-PCR é a principal forma de detecção da doença entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas. É comum ser realizado em pessoas que estão na fase aguda da doença.

A coleta é feita por meio de swabs de orofaringe (garganta) e nasofaringe (nariz), ou seja, um cotonete é introduzido gentilmente no nariz e na garganta do paciente para a coleta de muco dessas regiões.

Ele é realizado nos primeiros dias de sintomas pois após o sétimo dia, há uma redução gradativa da carga de vírus no nosso corpo, o que torna o exame menos sensível.

Categoria: Coronavirus, Unimed VTRP