Ouvidoria   

Unimed VTRP lança programa de qualificação para os hospitais da região

Atividades iniciam neste mês e seguem até 2019, com foco em melhorias de atendimento para pacientes dos vales do Taquari, Rio Pardo e Região do Jacuí

26 de fevereiro de 2018

Cuidar das pessoas com cada vez mais qualidade e segurança. Este é o objetivo do “Programa Qualificar – Qualificação da Assistência Hospitalar”, lançado na noite dessa quinta-feira, 01/03, pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O evento de abertura foi realizado na sede da Cooperativa, em Lajeado, e contou com a presença de representantes dos nove maiores hospitais dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí: Ana Nery (de Santa Cruz do Sul), Bruno Born (Lajeado), Hospital Estrela, Ouro Branco (Teutônia), Santa Cruz (Santa Cruz do Sul), Santa Terezinha (Encantado), Hospital São Jerônimo (São Jerônimo), São José (Arroio do Meio) e São Sebastião Mártir (Venâncio Aires).

O processo será conduzido pela empresa de assessoria EJRos Brasil, sediada em Caxias do Sul, a qual já assessorou vários hospitais gaúchos a obterem a Acreditação da ONA (Organização Nacional da Acreditação). “Já estávamos planejando esta ação há algum tempo na nossa região, e agora entendemos que é o momento ideal para torná-la realidade. Além de buscar mais segurança e melhorar a qualidade dos atendimentos para clientes Unimed, a implantação do projeto estende estes benefícios para toda a comunidade. Percebemos que as instituições das nossas cidades estão buscando fortemente qualificação para que as pessoas precisem sair cada vez menos da nossa região para buscar tratamentos de saúde. Isso é um sinal do comprometimento das instituições com a nossa região”, declarou o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP, na abertura do encontro.

O projeto tem como base o Manual da Acreditação Hospitalar da ONA. Conforme Everton J. de Ros, Diretor da empresa e gerente deste projeto, a iniciativa é salutar já que atualmente apenas hospitais da Capital e da Serra contam com essa certificação. “Este projeto que Unimed VTRP está promovendo na região, viabilizando todos os custos de assessoria, é pioneiro no incentivo a rede prestadora a qualificar ainda mais a assistência prestada aos seus pacientes. Além disso, a ideia de realizar a qualificação em grupo é positiva, sobretudo para a comunidade, em função das trocas que as instituições realizam”, pontuou.

Os principais ganhos com a adequação dos processos hospitalares de acordo com o Manual da Acreditação refletem em maior segurança para os pacientes e profissionais de saúde, melhoria da qualidade da assistência e o aprimoramento da gestão.

O projeto tem a duração de 12 meses de trabalho, e será realizado através das etapas de avaliação inicial, treinamentos e visitas de assessoria específica para cada um dos hospitais participantes. Os treinamentos acontecerão de abril de 2018 a fevereiro de 2019.

 

Representantes do hospital, da EJR Brasil e da Unimed VTRP selaram o acordo.

 

HOSPITAIS PARTICIPANTES

– Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul

– Hospital Bruno Born, de Lajeado

– Hospital Estrela, de Estrela

– Hospital Ouro Branco, de Teutônia

– Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul

– Hospital Santa Terezinha, de Encantado

– Hospital São Jerônimo, de São Jerônimo

– Hospital São José, de Arroio do Meio

– Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires

 

ACREDITAÇÃO DA UNIMED VTRP

A Unimed VTRP conta com o selo da Acreditação desde 2014. No caso da Cooperativa Médica, no entanto, as normas são específicas para planos de saúde. Em julho do ano passado, a operadora recebeu a recertificação. após avaliação realizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), através da empresa A4 Quality Services, credenciada ao órgão regulador. Além de cumprir todos os requisitos com o objetivo de oferecer serviços com excelência aos clientes, o resultado colocou a Unimed VTRP no topo, entre as melhores operadoras do país. A nota da auditoria atingiu 99,39 de 100 pontos possíveis. O número é muito representativo, 8,11 pontos acima do registrado em 2014, quando havia ficado em 91,28. Naquele momento, a Unimed VTRP já havia sido certificada em Nível I (o mais alto fornecido pela ANS), conquista repetida em 2017.

Categoria: Unimed VTRP