Ouvidoria   

Unimed VTRP leva programa de doação de mechas de cabelo ao Parque dos Dick neste domingo

26 de fevereiro de 2018

Momento Mulher tem início às 15 horas, e é uma promoção da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher em alusão ao 8 de março.

 

 

Solidariedade e busca pela igualdade de direitos. Estes são dois dos principais objetivos do Momento Mulher, evento vinculado à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher que acontece no Parque Professor Theobaldo Dick, em Lajeado, neste domingo, 18/03. A atividade é em alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 08/03, e contará com diversas atividades entre as 15h e às 18h. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) estará presente no local com a campanha Mechas Unidas.

A Cooperativa se mobiliza por esta causa desde 2014, incentivando os colaboradores na doação de cabelos. A partir do ano passado, a campanha passou a se chamar Mechas Unidas, e ao lado da Clínica de Oncologia Unimed, convida a comunidade como um todo a fazer parte desta corrente do bem. “O programa foi pensado em proporcionar mais bem-estar principalmente aos pacientes oncológicos. Reunimos as mechas de cabelo e posteriormente encaminhamos para a confecção de perucas. Recolhemos também lenços, que são doados a pacientes que estão enfrentando o câncer nos municípios da nossa região”, explica a coordenadora de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.

Os cabelos doados podem ser naturais ou com química, mas precisam ter, no mínimo, 15 centímetros de comprimento. Devem ser cortados limpos e secos, presos por uma borrachinha ou um atilho. Para finalizar a doação, basta levar a mecha dentro de um saco plástico até um dos pontos de atendimento ao cliente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Além dos cabelos, a cooperativa também aceita durante todo o ano a doação de lenços, pensando em incluir todas as pessoas que, por algum motivo, não podem doar mechas de cabelo. Dessa forma, abre-se espaço para que toda a comunidade possa exercitar o ato solidário.

Além da campanha Mechas Unidas, a Unimed VTRP terá no local a distribuição de água, revistas e folders com o tema saúde da mulher. Em caso de chuva, o evento poderá ser transferido.

 

SINDICABES

Neste domingo, no Parque dos Dick, o Sindicabes também se fará presente ao lado da Unimed VTRP. A entidade fará ação com cabeleireiros voluntários que irão cortar o cabelo das mulheres que se prontificarem a doar mechas para as ligas de combate ao câncer da região.

O Momento Mulher é vinculado à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher. O evento contará com apresentações artísticas, exposições, maquiagens, distribuição de brindes, mini rústica infantil, oficinas de trânsito, aula de ginástica, talk show sobre mulheres que inspiram entre outras atrações.

O evento tem o apoio do Grupo Independente por meio do Programa Papos de Mulher e do Departamento de Promoções. A Prefeitura de Lajeado e a Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) também são parceiras da atividade.

 

BLOG ADOLESCER

Iniciativa vinculada ao Programa Viver Bem na Escola, o Blog Adolescer conta com publicações especiais em alusão ao mês da mulher em março. O espaço, que é dedicado à discussão de temas como sexualidade e suas nuances, trazendo dicas e cuidados na prevenção e diversidade, tem neste mês conteúdos sobre feminismo e sororidade, gravidez na adolescência, séries com mulheres protagonistas e dicas de documentários. O blog pode ser acessado no endereço: https://www.unimedvtrp.com.br/sexualidade/.

Categoria: Unimed VTRP