Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Unimed VTRP conquista nota máxima no IDSS pelo...

Unimed VTRP lança programa de qualificação para laboratórios da região

QualiLab teve seu pontapé inicial neste mês e conta com promoção da Cooperativa Médica e assessoria da EJRos

15 de janeiro de 2019

No nível máximo da Acreditação, a principal auditoria dos planos de saúde desde 2011, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo tem incentivado nos últimos anos a busca pela excelência também com hospitais e laboratórios da região. No ano passado, a Cooperativa Médica lançou o Qualificar – Rumo à Acreditação Hospitalar, que já conta com retornos positivos para toda a comunidade regional. Em 2019, o ano já começa com o Programa QualiLab – Rumo à Acreditação Laboratorial na região. O lançamento do novo programa aconteceu nessa segunda-feira, 15/01, na sede da Unimed VTRP.

“Investir em qualidade de serviços e gestão está no DNA da Unimed. Começou nos anos 1990, e vem crescendo cada vez mais, com muita ênfase nesta década. Esperamos que o QualiLab seja um impulso para que os laboratórios da nossa região possam buscar cada vez mais a excelência no atendimento às nossas comunidades”, comentou a Gerente de Operações da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

O evento de lançamento do QualiLab contou com a presença de representantes de dezenas de laboratórios da região, da Unimed VTRP e da EJRos Brasil – assessoria contratada pela Cooperativa para o projeto. Conforme o Diretor Executivo da EJRos Brasil, Everton J. De Ros, em um cenário tão competitivo como o atual, a Acreditação é uma forma de buscar um melhor posicionamento no mercado e sustentabilidade dos negócios.

“Um dos principais objetivos da instituição ou empresa que busca a Acreditação na área da saúde é evidenciar a qualidade e a capacidade técnica frente a autoridades e perante a comunidade. E com esse programa que a Unimed está encabeçando e, inclusive, financiando toda a etapa de treinamento das equipes dos laboratórios, a região com certeza poderá oferecer mais qualidade e segurança para quem buscar exames clínicos ou de imagem”, argumentou.

“Projetos como o Qualificar e o QualiLab trazem mais segurança e um atendimento ainda melhor para os clientes Unimed, mas seus benefícios se estendem para toda a comunidade. Quando um hospital ou um laboratório buscam mais qualidade, a diferença é percebida pela pessoa que busca atendimento do plano de saúde ou do SUS. O serviço fica melhor para todos”, pontuou Rosilene.

 

Mais segurança e qualidade para os vales

Os investimentos em qualidade realizados pela Unimed VTRP junto aos prestadores de serviços da região já estão trazendo resultados práticos para a comunidade. Em breve, as mudanças impulsionadas pelo QualiLab passarão a ser percebidas por quem precisar realizar exames em laboratórios da região, assim como as transformações nos hospitais já são vistas.

Um destes exemplos é o Hospital Estrela. Primeira casa de saúde da região a aderir ao Programa de Incentivo para Obtenção de Certificado da Acreditação Hospitalar, promovido pela Unimed VTRP, o HE conquistou no ano passado o selo da Acreditação Hospitalar. Ele foi concedido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes). Após este rigoroso processo de avaliação, o Estrela se tornou a primeira casa de saúde dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí a contar com a Acreditação.

A expectativa agora é que o mesmo movimento aconteça com os laboratórios. “A Acreditação Hospitalar e Laboratorial garante padrões de segurança do paciente, atendimento e qualidade no serviço. Esperamos que o Qualificar e o QualiLab sejam impulsos importantes para que, nos próximos anos, todos possam intensificar a busca pela excelência”, finalizou Rosilene.

Categoria: Unimed VTRP