Ouvidoria

Quero Consulta Unimed: Aplicativo facilita...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Como se prevenir do Zika Vírus?

Aedes Aegypti é o mesmo mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a febre amarela. Por isso, previna-se!

08 de fevereiro de 2019


O Vírus Zika é um arbovírus. Arbovírus são os vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos. Conforme o Ministério da Saúde, a doença causado pelo vírus Zika apresenta risco superior a outras arboviroses (como dengue, febre amarela e chikungunya) para o desenvolvimento de complicações neurológicas. Dentre essas complicações estão encefalites, Síndrome de Guillain Barré. Uma das principais complicações é a microcefalia.

Desde 2015, casos começaram a preocupar as autoridades, e evidências científicas mostram uma relação entre o Zika e a microcefalia. Por isso, todo cuidado é pouco!

 

ATENÇÃO, GESTANTES! 

O Ministério da Saúde orienta as gestantes para que:
 
  • Não ingiram medicamentos não prescritos pelos profissionais de saúde
  • Façam pré-natal e realizem todos os exames recomendados pelo médico
  • Informem aos profissionais de saúde qualquer alteração percebida durante a gestação
  • Reforcem as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, com o uso de repelentes indicados para o período de gestação, uso de roupas compridas e todas as demais medidas mencionadas abaixo

IMPORTANTE: Todos os sexos e faixas etárias são igualmente suscetíveis ao vírus Zika, porém mulheres grávidas e pessoas mais velhas têm maiores riscos de desenvolver complicações da doença. Esses riscos aumentam quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

O transmissor (vetor) do Zika vírus é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, épocas quentes e úmidas. No entanto, o cuidado com a higene e a conscietização de não deixar água parada em nenhum dia do ano são fundamentais, tendo em vista que os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as condições propícias para desenvolvimento.

O mosquito Aedes Aegypti é o mesmo mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a febre amarela.

Por isso, previna-se!


Imprensa Unimed VTRP

Fonte: AI – Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP