Ouvidoria   

Unimed VTRP distribui cartilha sobre shantala nos hospitais da região

Em seus 40 anos, Cooperativa incentiva atitudes simples como o contato entre pais e filhos

11 de julho de 2011

Foto: divulgação

Cooperativa produziu 800 cartilhas para distribuir aos clientes

 

A sustentabilidade do planeta se revela em atitudes simples, que garantam um futuro melhor, considerando questões sociais, ambientais e econômicas. Essa é a essência da campanha dos 40 anos da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), com a realização ou apoio a ações sustentáveis. Uma delas foi a produção e distribuição de 800 cartilhas sobre shantala, uma massagem de origem indiana que é aplicada em bebês e incentiva o contato e o carinho entre pais e filhos.

Os livretos foram distribuídos ao longo das últimas semanas em 19 hospitais prestadores de serviços à Unimed VTRP, localizados nos vales do Taquari e do Rio Pardo e região do Jacuí. O volume de cartilhas entregue em cada casa de saúde levou em conta o número de nascimentos estimado para o segundo semestre deste ano, considerando os clientes da Cooperativa Médica.

O material foi muito bem recebido pelos hospitais e elogiado por alguns profissionais, como a enfermeira Marília Draghetti, coordenadora do Centro Obstétrico do Hospital Bruno Born, em Lajeado. “Esta ação é bem interessante, por que a massagem é uma forma – além do aleitamento materno – de a mãe criar um vínculo maior com o filho. Essa questão do toque é extremamente importante, e a mãe sabendo qual a técnica, a forma e o momento certo de fazer isso, vai proporcionar muitos benefícios para ambos”, comentou a enfermeira.  

Nos maiores hospitais, representantes da Cooperativa Médica realizaram uma visita e aproveitaram para divulgar os cursos promovidos pelo Espaço Vida, que tem unidades em Lajeado, Encantado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Um dos cursos é o Materno-Infantil, aberto à comunidade, com orientações para gestantes e os primeiros cuidados com os recém-nascidos. 

Hospitais contemplados nas três regiões de abrangência da Unimed VTRP

Vale do Taquari: distribuídas 325 cartilhas
– Hospital Bruno Born (Lajeado)
– Hospital Estrela (Estrela)
– Instituto de Saúde e Educação (Taquari)
– Hospital São José (Arroio do Meio)
– Hospital Roque Gonzales (Roca Sales)
– Hospital Santa Terezinha (Encantado)
– Hospital Ouro Branco (Teutônia)
– Hospital São João (Arvorezinha)
– Hospital Santa Isabel (Progresso)
– Associação Cultural Beneficente de Muçum (Muçum)
– Hospital de Caridade Santana (Bom Retiro do Sul)

Vale do Rio Pardo: distribuídas 360 cartilhas
– Hospital Ana Nery (Santa Cruz do Sul)
– Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
– Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires)
– Hospital Dr. Anuar Elias Aesse (Boqueirão do Leão)
– Hospital Candelária (Candelária)
– Hospital dos Passos (Rio Pardo)

Região do Jacuí: distribuídas 115 cartilhas
– Hospital de Caridade Santa Rita (Triunfo)
– Hospital São Jerônimo (São Jerônimo)

Saiba mais sobre a shantala
A shantala foi introduzida no ocidente pelo Dr. Frederich Leboyer, que em uma viagem à Índia se encantou com a imagem de uma mãe que acariciava seu bebê, ao ar livre, em uma bela manhã de sol. O nome dela era Shantala, e foi quem o ensinou a técnica. Assim, em 1976 ele publicou o livro “Shantala, uma arte tradicional”.  Por ser um toque mais firme, sua aplicação só é recomendada após 1 mês de idade do bebê, quando sua pele está melhor preparada e o umbigo já cicatrizado.
A técnica, além de proporcionar bem-estar aos bebês, traz benefícios ao seu desenvolvimento psicomotor. Confira:
– Auxilia na prevenção ou tratamento das disfunções orgânicas do bebê, como cólicas e prisões de ventre;
– Restabelece o equilíbrio emocional do bebê, atuando no sistema nervoso central através do envio de mensagens de bem-estar;
– Melhora a qualidade do sono da criança, tornando-a mais equilibrada e tranquila;
– Proporciona reforço à imunidade do bebê, aumentando a resistência do corpo a doenças, isso graças ao toque, carinho e tranquilidade que são transmitidos durante a massagem.
A Unimed VTRP oferece a Oficina de Shantala aos clientes com cobertura ao Espaço Vida. Outras informações podem ser obtidas nas unidades do Espaço Vida em Lajeado (3714-7130); Encantado (3751-1972); Santa Cruz do Sul (3713-8345) e Venâncio Aires (3741-1419).

Categoria: Unimed VTRP