Ouvidoria   

Unimed VTRP comemora marca de 35 cadeiras de rodas doadas para a comunidade com a campanha “Eu Ajudo na Lata”

Doação mais recente aconteceu para a Associação dos Pais, Amigos e Deficientes de Vale Verde (Apadevv), em uma iniciativa do Dia C – Dia de Cooperar

07 de julho de 2023

Facilitar o acesso de pessoas com deficiência e promover a consciência sobre o futuro do planeta. Estas duas atitudes ajudam a entender o conceito de sustentabilidade que a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) busca reforçar a cada ano nos municípios onde atua. Uma das ações que marca esse objetivo é a campanha Eu Ajudo na Lata, que teve resultados muito expressivos nos últimos anos. Em alusão ao Dia C – Dia de Cooperar, a Unimed VTRP realizou a doação da 35ª, cadeiras de rodas adquiridas por meio da venda dos lacres que são recolhidos nos pontos de atendimento da Cooperativa Médica nos municípios de sua área de atuação. 

A entidade beneficiada foi a Associação dos Pais, Amigos e Deficientes de Vale Verde (Apadevv). Conforme Fernando Toillier, um dos fundadores da entidade, a campanha é muito conhecida no município, com grande engajamento das crianças e adolescentes da Escola Estadual Curupaiti. “Eles se mobilizam para juntar os lacres e entregam para a nossa entidade. É uma forma de ajudar ao meio ambiente”, observa. 

A Apadevv está em atividade desde 2015, e ajuda a dezenas de famílias todos os anos em Vale Verde. “Ficamos felizes com a doação, que chega em boa hora, e será muito útil para as pessoas que atendemos na entidade”, avalia. 

Prestes a completar 10 anos de funcionamento, a campanha Eu Ajudo na Lata recebe os lacres das latas de alumínio, vende o material e reverte este valor na compra de cadeiras de rodas, posteriormente doadas a instituições sociais que atendem pessoas com alguma dificuldade para se locomover. 

“Somos uma cooperativa médica que tem a vocação de cuidar da saúde das pessoas. Pensando em contribuir cada vez mais com a nossa região, estamos levando nosso propósito para cada vez mais pessoas. Nosso desejo é que possamos ‘cuidar uns dos outros’. Muito mais do que uma frase inspiradora, esta é uma forma de pensar e de agir diferente. A Campanha Eu Ajudo Na Lata é a materialização do nosso propósito na prática”, salienta o presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson. 

Na prática, os lacres das latas de bebidas, que a maioria das pessoas coloca no lixo, contribuem diretamente nesta aquisição das cadeiras. É importante reforçar que a campanha não visa estimular o consumo de bebidas industrializadas mas sim, a correta destinação dos resíduos. O alumínio como lixo agride o meio ambiente e com a campanha pode se transformar numa melhor qualidade de vida de muitas pessoas.

Como participar?

  1. É fácil! Basta entregar os anéis de alumínio nos pontos de atendimento da Unimed VTRP. 
  1. Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, aproximadamente 300 garrafas pet de dois litros cheias de lacres. 
  1. Mais informações sobre a campanha e sobre os projetos de sustentabilidade da Unimed VTRP podem ser obtidas na área de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP pelo e-mail sustentabilidade@unimedvtrp.com.br

Dia C 2023

Transformar realidades para melhor é uma das premissas do cooperativismo. O interesse pela comunidade e pelas pessoas é demonstrado diariamente nas ações e atividades desenvolvidas pelas cooperativas. Unidas, elas também investem em projetos específicos e voluntários que contribuem para minimizar os efeitos da desigualdade social e promover cidadania entre os beneficiados.

É o movimento do Dia C – Dia de Cooperar, que envolve iniciativas planejadas pelas cooperativas durante todo o ano. 

 E, todo ano, entre junho e julho, as cooperativas brasileiras, realizam eventos e doações em todo o país, a partir de ações de responsabilidade social e voluntárias que incluem prestação de serviços, difusão de diversas culturas e recreação nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e outras, para as comunidades onde estão inseridas.

A Unimed VTRP participa do Dia C há quase uma década.