Ouvidoria   

Duas décadas de cuidado: SOS Unimed completa 20 anos e supera marca de 45 mil atendimentos realizados

Serviço da Unimed VTRP iniciou suas operações em outubro de 2003 assumindo o trabalho realizado até então pelo Anjos de Plantão

03 de outubro de 2023

Parte da equipe do SOS Unimed: com tantas escalas de atendimento, reunir a equipe também é um grande desafio

O serviço pré-hospitalar que atende urgências e emergências nas zonas urbanas de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) está completando duas décadas de cuidado e carinho com as pessoas da nossa região. Com início das atividades em 3 de outubro de 2003, o SOS Unimed comemora seus primeiros 20 anos de vida com uma marca impressionante: mais de 45 mil atendimentos a clientes e comunidade regional.

Nascido do desejo de prestar um serviço de excelência às pessoas da nossa região, o serviço é referência e participa ativamente da vida comunitária, seja em eventos e em grandes feiras, como Expovale, Fenachim e Oktoberfest, seja em situações de crise regionais, como durante a pandemia e nos recentes resgates de vítimas das enchentes durante o mês de setembro.

“Sou médico cooperado da Unimed VTRP há praticamente três décadas. Nos anos 1990, eu fazia parte da equipe de médicos que criou o Anjos de Plantão, que foi o primeiro serviço pré-hospitalar que atende urgências e emergências em Lajeado. Em 2003, a Unimed VTRP adquiriu esse serviço e fico muito feliz de comemorar estes 20 anos de cuidado com nossos clientes e comunidade estando desde o início deste nosso serviço”, lembra o vice-presidente da Unimed VTRP, médico Evandro Rocha dos Reis.

“É uma equipe extraordinária. A nossa Cooperativa tem o propósito de cuidar uns dos outros. E é isso que o SOS faz todos os dias. Cuida dos nossos mais de 18 mil clientes com acolhimento, cuida da comunidade sempre que necessário, como recentemente, quando estivemos muito envolvidos nos resgates a pessoas atingidas pelas enchentes”, complementa Reis.

SOS Unimed em atuação nas feiras da região

Médico-assessor do serviço, Andre Luis Berner também está desde o início do SOS Unimed. Ele guarda vivo na memória os desafios dos primeiros anos, desde que a sede era em frente ao Hospital Bruno Born depois no Bairro Florestal e por último, desde 2015, na Sede da Cooperativa, no Bairro São Cristóvão.

“A nossa Cooperativa tem uma interface social muito intensa. No início, além do atendimento aos clientes, havia demanda por parte do poder público. Não havia ambulâncias do Samu e Bombeiros em Lajeado, e fazíamos resgate de acidentes de carros, com ônibus, foi muito intenso”, relembra.

Recentemente, a região viveu sua maior tragédia causada pela natureza, com mais de 40 mortes na enchente do dia 4 de setembro. Neste momento, mais uma vez o SOS Unimed esteve próximo da comunidade com mais de 90 horas de trabalho entre equipes avançadas e básicas, com mais de 50 remoções entre o Parque do Imigrante e hospitais da região.

“Faz parte da missão da nossa profissão salvar vidas. E esse é o perfil da nossa equipe. Durante os resgates nos dias em que apoiamos os serviços públicos nos resgates durante a enchente, lembro de ter visto quatro colegas médicos, do nosso SOS Unimed, que estavam lá atuando de forma voluntária. Nenhum deles havia sido convocado, eles foram voluntariamente para ajudar. Faz parte da cultura do serviço, algo que vem desde a criação, lá em outubro de 2003”, conclui Berner.

Fotos dos primeiros anos de atuação do SOS Unimed na região

Parte da equipe há quase 18 anos, a enfermeira Caroline Cerutti começou como operadora de central, formou-se trabalhando no serviço e hoje é a gerente do SOS Unimed. Caroline tem lembranças marcantes de todo o período, mas destaca a pandemia como momento de superação dos limites físicos e mentais da equipe.

“A sobrecarga de trabalho foi intensa. A ela, somava-se a sobrecarga emocional. Manter a equipe sempre engajada, manter as escalas funcionando foram desafios gigantes, pois muitos dos nossos profissionais também adoeceram. Tínhamos contato com casos graves, em uma rotina imprevisível. Foram momentos difíceis, mas de muito aprendizado”, salienta.

Para Luiz Carlos da Silva Junior, Superintendente de Provimentos da Unimed VTRP, todas as histórias e relatos de profissionais e clientes reforçam a excelência prestada pelo serviço na região. 

“O SOS Unimed conta com uma equipe qualificada, e com imensa vontade de auxiliar o próximo. Nos últimos anos fomos desafiados, seja em meio a uma pandemia, seja em meio a uma enchente, mas com trabalho em equipe e engajamento saímos mais fortes e reforçamos nosso papel junto ao cliente Unimed VTRP e a sociedade. Além disso dispõe do que há de mais moderno em equipamentos. As nossas ambulâncias são do tipo UTI, garantindo total segurança e agilidade no atendimento. O serviço de atendimento de urgência e emergência atende o Vale do Taquari,  sendo quatro zonas urbanas cobertas: Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. Nossas equipes realizam remoções hospitalares, abrangendo toda nossa carteira, tendo além do serviço instalado na sede em uma equipe em Santa Cruz do Sul, sendo este serviço, imprescindível à Unimed VTRP”, finaliza. 

VÍDEOS MARCAM A COMEMORAÇÃO

Além das homenagens internas realizadas para o time do SOS Unimed, a emblemática passagem dos 20 anos do serviço ficará eternizada em vídeos, que contam a histórias da equipe e de clientes que confiam nos “anjos de verde” em momentos difíceis.

As produções serão publicadas no Instagram @unimed_vtrp a partir desta terça-feira, 03/10, e seguirão durante todo o mês de outubro.

Na prática, o SOS Unimed é o serviço pré-hospitalar da Unimed VTRP que atende urgências e emergências nas zonas urbanas de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. O telefone é o 3709-3000. O serviço funciona 24 horas, com uma equipe de médicos e de enfermagem que presta serviço de atendimento móvel pré-hospitalar.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas em unimedvtrp.com.br/sos.

SOS UNIMED 20 ANOS EM NÚMEROS

+ de 45 mil atendimentos nestes 20 anos 

+ de 18 mil clientes 

+ de 50 profissionais na atual equipe 

240 atendimentos/mês (em média) 

24h por dia de atendimento 

4 zonas urbanas atendidas (Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul) 

3709-3000 é o telefone SOS Unimed

foto de socorristas do SOS da Unimed VTRP prestando socorro à pessoas retiradas na enchente
SOS Unimed durante os resgates à vítimas da enchente de setembro em 2023 no Vale do Taquari