Ouvidoria   

Unimed VTRP anuncia patrocínio para equipe de basquete em cadeira de rodas da Aspede

Unimed VTRP anuncia patrocínio para equipe de basquete em cadeira de rodas da Aspede

10 de julho de 2018

Beto (presidente da Aspede), Danielle (coordenadora de Marketing da Unimed VTRP) e Alison (paratleta da Aspede) – Créditos: Divulgação

Um projeto esportivo que tem tudo a ver com Santa Cruz do Sul ganha um suporte importante neste ano. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) formalizou nesta segunda-feira, 09/07, o contrato de patrocínio para a equipe de basquete em cadeira de rodas da Associação Santa-cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede). A pareceria foi anunciada em coletiva de imprensa realizada no escritório local da Cooperativa Médica, em Santa Cruz, com a presença dos veículos da região, e de representantes das instituições.

“A Unimed VTRP tem como propósito cuidar da saúde das pessoas da nossa região. Incentivar a atividade esportiva como meio de inclusão social, de convívio e de interação social é também uma maneira de alcançar este objetivo. Já apoiamos há três anos a equipe de basquete em cadeira de rodas Blindados do Vale, de Lajeado. Agora, ampliamos esta ação para Santa Cruz do Sul”, comentou o vice-presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson.

“Atualmente, estamos estimulando a promoção à saúde das pessoas por meio da mudança de hábitos. Mudanças que sejam reais, uma por vez, com cada um respeitando os próprios limites e, quando possível, indo além deles, como no exemplo do basquete cadeirante”, acrescentou a coordenadora de Marketing da cooperativa médica, Danielle Harth.

Nos últimos anos, a Aspede enfrentou momentos difíceis, sobretudo do ponto de vista financeiro. Mesmo assim, jamais deixou de prestar assistência para dezenas de pessoas em Santa Cruz e na região. “Trabalhamos para romper com as barreiras que impedem as pessoas com deficiência de participar ativamente da sociedade. E uma das formas de conseguir isso é por meio do basquete em cadeira de rodas”, explicou o presidente da entidade, Edilson Roberto Cardoso, o Beto.

 

Santa Cruz do Sul e o Basquete

A ligação de Santa Cruz do Sul, e do Vale do Rio Pardo, com o basquete teve sua era dourada nos anos 1990, quando a lendária e inesquecível equipe da Pitt/Corinthians, comandada por Ary Vidal, protagonizou a façanha de ser campeã nacional de basquete.

Desde então, a chama do esporte nunca se apagou no município, e nos últimos tempos tem voltado a figurar com destaque no cenário nacional, principalmente com a evolução das categorias de base do União Corinthians. O basquete em cadeira de rodas também marcou época nas últimas décadas no município com a equipe da Codesc. Agora, volta a mostrar sua força, com apoio e incentivo da comunidade.

“O basquete em cadeira de rodas esteve presente em todas as edições até hoje dos Jogos Paralímpicos. Além ser uma prática esportiva que nos desafia, ele oferece às pessoas com deficiência uma forma de enfrentar o isolamento, a exclusão social e o sedentarismo”, lembra o paratleta da Asepede Alison Geller.

 

Etapa do Gaúcho é neste fim de semana

A formalização do apoio da Unimed VTRP para a Aspede acontece na semana em que Santa Cruz recebe a 2ª Copa Aspede de Basquete em Cadeira de Rodas. A competição, que é válida também como a segunda etapa do Estadual da modalidade, será realizada no Ginásio da Unisc, neste sábado, 14/07, das 8 horas às 19 horas. Em quadra, duelam seis equipes do Estado.

A ingresso para o evento é  um quilo de alimento não perecível. Na primeira etapa do Estadual, realizada em junho, em Campo Bom, o time santa-cruzense sagrou-se campeão, conquista que veio de maneira invicta.

A equipe de basquete em cadeira de rodas da Aspede conta com apoio da Unimed VTRP, Beto Peças, Karnopp Imóveis, Unisc, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Studio Belle Vie, Afubra e Faccin Bicicletas.

 

VÍDEO: Integrantes da Aspede fazem convite para etapa local do Estadual de Basquete em Cadeira de Rodas: http://goo.gl/o61VLk

 

Paratletas e representantes da Unimed VTRP, entre eles, o vice-presidente da Cooperativa, médico Neori Gusson

Beto (presidente da Aspede), Neori (vice-presidente da Unimed VTRP) e Danielle (coordenadora de Marketing da Unimed VTRP)


Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP