Ouvidoria   

Unimed VTRP adota medidas de prevenção contra a gripe A

Para evitar uma possível contaminação, colaboradores em contato com o público usarão máscaras

23 de julho de 2009

Em razão do aumento no número de casos suspeitos de gripe A na região, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) adotará medidas para evitar uma possível disseminação do vírus causador da doença. Como forma de proteção, a partir desta quinta-feira, os colaboradores que têm contato direto com o público usarão máscaras cirúrgicas. O procedimento é o mesmo que vem sendo colocado em prática por outras entidades e empresas da área da saúde, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Esses colaboradores também terão à disposição álcool gel para higienização das mãos, porque a transmissão da gripe A se dá pelo contato com as secreções de pessoas infectadas e também pelo contato com objetos ou superfícies lisas infectadas. Quando uma pessoa portadora do vírus espirra ou tosse, o vírus pode ficar em maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. E se alguém tocar nesses materiais e levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca, corre o risco de ser contaminado também.

Nos escritórios e pontos de atendimento da Unimed VTRP, todos os colaboradores foram orientados a evitar aproximações com apertos de mão, abraços, beijos e compartilhamento de materiais como copos, xícaras, talheres e chimarrão. Entretanto, a diretoria da cooperativa afirma que não há motivo para alarde, porque essas são apenas algumas medidas de precaução e prevenção. 

De acordo com o médico cooperado, o infectologista Marcelo Carneiro, de Santa Cruz do Sul, condutas como essas deveriam ser tomadas em todos os invernos, período no qual as pessoas estão sempre suscetíveis a infecções respiratórias. “A diferença agora é que esse vírus está sendo mais agressivo a alguns pacientes, ou seja, sofrem complicações em alguns casos”, explica o médico. 

Segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, uma das principais formas de a população se prevenir da doença é evitando locais fechados e com aglomeração de pessoas. Por isso, ciente da ameaça de um potencial contágio nesses ambientes, a Unimed VTRP também está cancelando eventos que estavam previstos para as próximas semanas.

Informe-se

Telefones e links úteis:

> Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde: 0800 644 66 45

> Disque Notifica 0800 61 19 97

> Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

> Secretaria de Vigilância em Saúde: www.saude.gov.br/svs

> Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): www.anvisa.gov.br

Categoria: Unimed VTRP