Ouvidoria   

Unimed debate Atenção Primária à Saúde com doutor em Harvard

Encontros em Santa Cruz do Sul e Lajeado destacaram a qualidade e a sustentabilidade do modelo no Sistema Unimed

10 de abril de 2015

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e fortalecer estratégias do sistema de Atenção Primária à Saúde (APS), a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) trouxe à região um especialista no assunto: o renomado Robert Janett, médico doutor de Harvad e precursor deste modelo de atendimento em saúde, que olha o indivíduo de forma integral e tem foco na saúde preventiva. O profissional falou sobre experiências e desafios para médicos, estudantes de medicina e convidados nos dias 31 de março e 1º de abril, em Santa Cruz do Sul e Lajeado.
 
Com palestras proferidas em português, o médico salientou que a ideia do APS é oferecer um atendimento focado nas necessidades do paciente, por meio de uma equipe multidisciplinar que o acompanha ao longo de anos, resultando em uma relação de confiança. “Este modelo mostrou benefícios. Temos uma equipe centrada nas necessidades e nos valores dos pacientes, alimentada por informações importantes sobre a saúde de cada indivíduo. Trabalhamos com foco na qualidade e no melhoramento contínuo”, destacou Janett.
 

Dr. Robert Janett é médico da Atenção Primária em Cambridge Family Health, professor assistente de Medicina na Harvard Medical School, diretor médico da Network Health – Massaschusetts e consultor sobre questões da política na saúde para o Banco Mundial da América Latina e Caribe.
 
Com todo seu histórico profissional, Janett frisou que o modelo é bem diferente daquele que predomina atualmente no país, onde para cada problema de saúde o indivíduo tem um médico específico. “Hoje, o resultado são muitas e diferentes prescrições, excesso de exames e relações menos humanizadas entre médicos e pacientes. Por isso este conceito torna-se fundamental no contexto de qualidade em saúde e utilização mais adequada dos recursos”, sublinhou o doutor. “Para fortalecer cada vez mais este sistema, precisamos acreditar neste modelo e nos objetivos por ele propostos. Os profissionais da saúde que atuam na atenção primária possuem competências e habilidades próprias, estabelecendo uma relação de confiança entre a equipe de saúde e o paciente”, pontuou. 

Categoria: Unimed VTRP