Veja a programação da Casa Unimed na 35ª...

X Simpósio de Medicina da Unimed VTRP liga Vale...

Unimed VTRP estimula a mudança de hábitos com...

Circuito reúne duas mil pessoas em Santa Cruz

Provas de corrida e caminhada ocorreram neste domingo, em frente ao Parque da Oktoberfest

13 de abril de 2015

Pelo segundo ano consecutivo o município de Santa Cruz do Sul sediou o Circuito Estadual Unimed. Na etapa regional, promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) neste domingo, 12 de abril, cerca de duas mil pessoas circularam pelo Parque da Oktoberfest. Destas, 1,1 mil atletas inscritos para corrida e caminhada – adulta e infantil – , em um percurso pelas principais ruas da cidade. O evento, que marcou o Dia Mundial da Saúde – comemorado em 07 de abril – convidou a comunidade a abandonar o sedentarismo.

 

O primeiro adulto a cruzar a linha de chegada foi Paulo Ricardo Barbosa Abrahão, de Venâncio Aires. Ele correu cinco quilômetros em 17 minutos e quarenta e dois segundos. Entre as mulheres, o melhor tempo foi registrado por Roberta Nozari, de Santa Cruz do Sul, que concluiu a prova em 20 minutos e cinquenta e cinco segundos. 

 

 

“A atividade física estimula o ser humano. Quando o exercício é coletivo, os benefícios são ainda maiores: exercitam a mente e promovem a interação entre as pessoas, gerando emoções positivas. É isso que a Unimed está fazendo neste Circuito, convidando a comunidade a incorporar hábitos de vida saudáveis”, comentou o vice-presidente da Cooperativa, médico Neori José Gusson.

 

Um bom exemplo de que o exercício é capaz de promover a socialização e, acima de tudo, a inclusão, foi a presença do atleta cadeirante Denílson Souza, 37 anos, que veio de Santa Maria. “Antes de iniciar os treinamentos eu já participava de outras modalidades esportivas, como a canoagem. Hoje, poder participar de um evento tão grandioso junto aos demais atletas da Corrida Adulto é uma felicidade imensa. Minha ideia é mostrar que é possível incluir, disputando de igual para igual”, enfatiza o atleta, que recebeu o troféu de atleta destaque do evento. 

 

 

Para viabilizar sua participação em corridas, Denílson construiu uma cadeira artesanal adaptada, utilizando uma bicicleta e uma cadeira de rodas. O equipamento pesa cerca de 40 quilos, dez vezes mais do que uma cadeira paralímpica. “Fazer a cadeira e iniciar a participação nas corridas foi um tiro no escuro. Uma cadeira profissional custa muito caro e encontramos essa opção. O resultado está aí, estou muito feliz”, frisou. 

 

Os inscritos nas caminhadas e nas categorias especiais de corrida – infantil, colaboradores e médicos da Cooperativa – não pagaram inscrição e entregaram um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao Projeto Mesa Brasil, do Sesc. Dados preliminares apontam a arrecadação de mais de meia tonelada de alimentos.

 

 

O atleta mais novo a participar do Circuito foi o santa-cruzense Pedro Arthur Noy, 5 anos. Incentivado pelos pais Suelen Weiss e Arthur Noy, o pequeno mostrou que idade não é empecilho para caminhar. “Adoro participar, esporte é muito bom”, afirmou. “Esta é a segunda vez que ele participa acompanhado do pai. Incentivamos ele pois sabemos da importância dos exercícios físicos para a saúde das crianças”, completa a mãe.

 

A partir de quarta-feira, 15 de abril, as fotos do circuito podem ser conferidas no www.flickr.com/unimedvtrp. Já os resultados de todas as categorias, já estão disponíveis no www.unimedvtrp.com.br/circuito. O evento contou com o patrocínio de Água da Pedra, Imec, Unicred, Uniodonto e Sicredi.

 

Superação
A novidade desta edição foi a categoria Caminhada Superação, que reuniu 75 participantes em um percurso de cinco quilômetros. Se inscreveram nesta modalidade pessoas com deficiência e aqueles que mudaram seus hábitos e superaram grandes barreiras como: câncer, obesidade, transplante, entre outros. 

 

 

Aos 89 anos de idade, Rosa Kessler não se intimidou em meio a multidão. Vestiu a camiseta e marcou presença na nova modalidade, superando seus desafios. “Participo do grupo de atividades físicas do Espaço Vida Unimed de Santa Cruz e vim caminhar. Adoro essas atividades, elas só nos trazem benefícios e nos deixam ainda mais dispostos”, destaca a santa-cruzense. Todos os participantes desta categoria foram agraciados com medalhas, valorizando a participação no evento.

 

Inscrições para Lajeado
No próximo dia 26 de abril o município de Lajeado recebe a etapa regional do Circuito Estadual Unimed. A concentração será no Parque da Professor Theobaldo Dick. “Convidamos a comunidade da região para participar do circuito, que visa incentivar a prática de atividades físicas e os hábitos de vida saudáveis”, convida o diretor de Marketing da Cooperativa, médico Carlos Antonio da Luz Rech.

 

As inscrições para a etapa de Lajeado podem ser feitas até o dia 19 de abril, no site www.unimedvtrp.com.br/circuito ou nos pontos de atendimento da Unimed. As largadas das categorias de caminhadas e corridas iniciam às 9h.

 

Resultados das principais categorias
Geral Masculino
Atleta, tempo e cidade

1º Paulo Ricardo Barbosa Abrahão (17:42), de Venâncio Aires
2º Jorge Luis da Costa (17:48), de Santa Cruz do Sul
3º Gabriel Severo Gassen (18:09), de Santa Cruz do Sul
4º Juliano da Silva (18:21), de Santa Cruz do Sul
5º Otávio Augusto Rocha (18:36), de Santa Cruz do Sul

 

 

Geral Feminino
Atleta, tempo e cidade

1º Roberta Nozari (20:55), de Santa Cruz do Sul 
2º Priscila Tatiana da Silva (21:21), de Santa Cruz do Sul
3º Caroline Schenkel (21:25), de Santa Cruz do Sul
4º Eliana Milioransa Casgliari (22:07), de Santa Cruz do Sul
5º Sabrina Accioly Corrêa (22:33), de Santa Cruz do Sul

 

Categoria: Unimed VTRP