Ouvidoria   

InnovatiOn: Unimed VTRP analisa projetos de mais de duas dezenas de startups brasileiras

Programa de conexão da Cooperativa Médica recebeu inscrição de quase 170 empreendedores interessados em realizar negócios inovadores na região

05 de março de 2020

Inovação, tecnologia, inteligência artificial, novos modelos de negócio, medicina do futuro. Estes foram alguns dos temas abordados durante as apresentações das 24 startups selecionadas para o Pitch Day da segunda edição do InnovatiOn Unimed. Empreendedores de todo o Brasil estiveram envolvidos no evento, realizado nessa quinta-feira, 05/03, na sede da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), em Lajeado. Um público superior a 100 pessoas participou do Pitch Day, intercaladamente, entre médicos cooperados, autoridades, empresários, e empreendedores. As startups apresentaram a este público soluções para oito desafios propostos pela Unimed VTRP.

Criado para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos produtos e serviços, a segunda edição do InnovatiOn Unimed teve mais de 160 startups inscritas na fase de “screening”.

Agora, os empreendedores estão sendo avaliados pelos gestores e especialistas da Unimed VTRP, que definirão as oito startups que seguirão no programa. A divulgação das oito que escolhidas para trabalharem com as equipes da Unimed VTRP acontecerá nos próximos dias.

O “pitch” é o termo usado quando um empreendedor apresenta, de forma rápida, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou outras empresas. No Pitch Day da segunda edição do InnovatiOn, cada startup teve 7 minutos para apresentar sua solução. A banca avaliadora, formada pelos diretores, superintendentes e gerentes da Unimed VTRP, teve mais 10 minutos para fazer perguntas buscando entender melhor ainda o tema.

EXEMPLO PARA PODER PÚBLICO E EMPRESAS DA REGIÃO

Representantes da Unimed e autoridades da região avaliaram o evento. O consenso é que o InnovatiOn Unimed está fazendo história, e já é um exemplo para outras instituições, para empresas e mesmo para o poder público da região em função da transparência e ineditismo.

Rafael Zanatta – Secretário Municipal de Planejamento de Lajeado

“Desde que a Unimed lançou a ideia, comentei que é uma iniciativa para a cidade, para a região, porque nos fortalece como polo que está buscando alternativas fora dos mercados normais ou tradicionais. A Unimed busca resolver problemas com soluções novas. Temos que nos espelhar neste programa para buscar iniciativas parecidas nos nossos municípios. E as empresas que fizerem isso, venham conversar com a Unimed ou com outros empreendedores, porque o processo de inovação é construído assim, em conjunto, compartilhando experiências. Os resultados que cada empresa busca são diferentes, por isso, a colaboração traz um resultado melhor para todos”.

Médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP

“Estamos vivendo um momento especial na história da Humanidade. A transformação digital impõe novas perguntas a todos os mercados, e estamos prontos para buscar novas respostas. Este é um dos nossos objetivos com o InnovatiOn, um programa inovador, que nos permite conhecer novas possibilidades para cuidar cada vez melhor da vida das pessoas”.

Rosilene Knebel, gerente de Operações da Unimed VTRP

“O InnovatiOn nos conecta com startups que já tem soluções validadas no mercado. A primeira edição nos trouxe um alto índice de sucesso, onde das oito startups selecionadas, cinco fecharam negócio conosco. Por isso, já estamos com a segunda edição em andamento. Estes novos oito desafios buscam melhorar cada vez mais a experiência de nossos clientes, podendo conectá-los com novas tecnologias. Isso nos torna cada dia mais ágil, nos aproximando de uma medicina diferenciada a nossos clientes”.

OS DESAFIOS E AS STARTUPS DO PITCH DAY:

  • Autorização de atendimentos e procedimentos: ACID, NeuralMind e 4Ward
  • Vida médica do cliente: Sisqualis, TPValue e e-Prosaude
  • Monitoramento da população 60+: ISGAME, Meplis NV e Clic Health ID
  • Medicina preditiva: PreviNEO, Sharecare e Datarisk
  • Novos modelos de acesso à saúde: Comigo, Fitnet e Vida Class
  • Disponibilidade de agenda do cliente: AcheiDoc, Atendimento Já e BoaConsulta
  • Auditoria de contas hospitalares: IntuitiveCare, I For You – Intelligence For You, UpFlux
  • Exames complementares para diagnóstico: Cor.Sync,  Elyment e Hi Technologies

COMO FUNCIONA O INNOVATION?

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde 2019 em conjunto com a Unimed VTRP no InnovatiOn.

Das 24 startups selecionadas, oito terão a oportunidade de participar da semana imersão com as equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e iniciando o desenvolvimento das soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica.

O Innovation tem previsão de término em julho deste ano. Mais informações podem ser obtidas no site do programa: www.innovationunimed.com.br.

Fotos do evento – Confira a galeria com as imagens do Pitch Day do InnovatiOn Unimed: http://bit.ly/PitchDayInnovatiOn2-Fotos

VÍDEO: Veja como foi o Pitch Day:

Categoria: InnovatiOn