Ouvidoria   

Vídeo: Sono e sonhos melhores para um mundo melhor

Dificuldade em sair da cama pela manhã, sonolência diurna e necessidade de ingerir estimulantes podem ser sinais de sono em quantidade ou qualidade insuficiente

09 de março de 2020

A Semana do Sono ocorre em todo o território nacional dos dias 12 a 18 de março, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância do sono na nossa saúde. O tema de 2020, “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”, destaca a importância que ele desempenha não apenas na nossa saúde física, mas também na saúde mental.

Dificuldade em sair da cama pela manhã, sonolência diurna e necessidade de ingerir estimulantes, como cafeína, para manter-se acordado são sinais que podem refletir sono em quantidade ou qualidade insuficiente. O aumento da jornada de trabalho/estudo, o crescimento do desenvolvimento tecnológico e o ritmo da sociedade atual são fatores que fazem a população dormir menos. Reconhecer e respeitar a necessidade de sono está cada vez mais difícil. Além disso, os distúrbios do sono estão cada vez mais prevalentes. Uma a cada três pessoas sofre com apneia do sono e/ou insônia, prejudicando a qualidade do sono.

Quem paga por esse débito de sono é a nossa saúde e qualidade de vida. Algumas consequências de dormir pouco, ou de um sono de má qualidade são facilmente reconhecidas: cansaço, fadiga, sonolência, dificuldade de concentração e alterações no humor. Além das consequências agudas da privação de sono, a redução crônica do tempo de sono e sua má qualidade repercutem em diversas consequências negativas para a saúde, aumentando risco para doenças cardiometabólicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Reconhecer a necessidade de sono e respeitar o seu ritmo é imprescindível para o bom funcionamento do organismo. Procure manter uma rotina de sono respeitando a necessidade do seu corpo. Mantenha hábitos saudáveis, evite exposição a aparelhos eletrônicos próximo ao horário de dormir, evite ingerir bebidas cafeinadas ou bebidas alcoólicas a noite, e tenha horários regulares para dormir e acordar para ter uma noite de sono com melhor qualidade.

Texto: Otorrinolaringologista Bruna Butzke – médica cooperada da Unimed VTRP

Evento traz orientações sobre a qualidade do sono

Com o objetivo de informar a população e esclarecer dúvidas sobre a saúde do sono, profissionais da saúde realizarão um evento no próximo sábado, dia 14, das 9h às 12h. A atividade é alusiva à Semana do Sono e ocorre no Parque dos Dick, sendo aberta à comunidade e gratuita. No momento ocorre a entrega de materiais impressos, sorteio de brindes e orientações quanto à importância do sono, doenças relacionadas e consequências à saúde. A Semana do Sono é uma iniciativa da Associação Brasileira do Sono, junto a médicos e demais profissionais da área. Em Lajeado, o movimento conta com o apoio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.