Ouvidoria   

Seminário reúne professores para debater educação e saúde

29 de junho de 2017

Seminário reúne professores em Santa Cruz para debater educação e saúde. Evento marcou o lançamento do programa Viver Bem na Escola, da Unimed VTRP

Mais de 60 professores de escolas municipais e estaduais estiveram reunidos nesta quarta-feira, 28 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul para participar do Seminário de Educação e Saúde: Gestão dos limites e riscos causados pelo álcool e outras drogas na adolescência. O evento, promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Santa Cruz do Sul e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação, abordou o ensino e os seus limites, destacando estratégias para auxiliar na melhor condução em sala de aula, abrindo espaço para prevenção. O encontro marcou ainda o lançamento do programa Viver Bem na Escola, desenvolvido pela cooperativa médica.

 

Ao longo de todo o dia, os educadores participaram de discussões e dinâmicas, com temas ministrados pela psicóloga Daniela Graef e pelo psiquiatra Jesus do Couto. “Além das diversas consequências para a saúde, o uso de substâncias psicoativas afeta diretamente a cognição, o humor, as relações interpessoais e a capacidade de julgamento dos adolescentes. Nessa fase da vida, eles ainda não têm o entendimento de até onde podem ir. Por isso, o apoio da família e da escola são essenciais”, destacou o médico.

 

 

 

 

Para a professora Sinara Schwengber, que é orientadora educacional na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Affonso Pedro Rabuske, de Linha Santa Cruz, o evento propiciou novas abordagens para serem usadas em sala de aula. “Saio daqui com diversas ideias que podem ser aplicadas na escola. Nós, como educadores, entendemos que é papel da escola levar essas informações”, complementou.

 

Presente no evento, o coordenador da 6º CRE, Luiz Ricardo Pinto de Moura, valorizou o encontro. “Tenho convicção que, enquanto professores, nós cuidamos das pessoas. E nosso trabalho não envolve somente o processo educacional, mas também questões sociais e de prevenção. Por isso, precisamos unir forças e levar esse aprendizado adiante, oferecendo um mundo melhor e mais humano”, frisou Moura.

 

 

Programa da Unimed VTRP alia saúde e ensino

O Programa Viver Bem na Escola, desenvolvido pela cooperativa médica, tem por objetivo promover ações educativas para a prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida junto às comunidades escolares.

 

Até 2016, este conjunto de atividades nas escolas era conhecido como Adolescer. A partir deste ano, o nome muda para Viver Bem na Escola, e o leque de assuntos (muitas vezes tabus para pais e educadores) se amplia. “Buscamos promover, cada dia mais, o bem-estar da nossa sociedade. E é por meio dessas ações que deixamos o nosso legado para as futuras gerações, com mais saúde e qualidade de vida”, resume a coordenadora da área de Gestão de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli. 

Categoria: Unimed VTRP