Ouvidoria   

Unimed VTRP obtém nota máxima na mais importante auditoria dos planos de saúde no Brasil

Recertificação do selo de Acreditação foi concedido à operadora após avaliação realizada por empresa auditora externa em junho

28 de julho de 2017

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) conquistou mais uma significativa marca na sua história. Após auditoria externa realizada em junho, a operadora recebeu a recertificação da Acreditação. Este selo foi concedido após avaliação realizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), através da empresa A4 Quality Services, que é credenciada ao órgão regulador. Além de cumprir todos os requisitos com o objetivo de oferecer serviços com excelência aos clientes, o resultado coloca a Unimed VTRP no topo, entre as melhores operadoras do país. A nota da auditoria atingiu 99,39 de 100 pontos possíveis. O número é muito representativo, 8,11 pontos acima do registrado em 2014, quando havia ficado em 91,28, Naquele momento, a Unimed VTRP já havia sido certificada em Nível I (o mais alto fornecido pela ANS), conquista repetida agora.

A avaliação foi realizada, presencialmente, por três auditores, entre os dias 6 e 7 de junho. Na reunião de encerramento, que conta com a participação de diretoria e colaboradores, após explicar a metodologia utilizada, a auditora e Diretora Geral da A4 Quality Services, Rosangela Catunda, decretou o veredito. “Vocês acabam de conquistar a mais alta nota entre as operadoras ‘Acreditadas’. A partir de agora, a Unimed VTRP é benchmarking para as concorrentes espalhadas pelo país. É um exemplo de gestão e de práticas no setor a ser seguido pelas demais”, afirma Rosangela, que é pós-doutora em Empreendedorismo e Benchmarking pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, onde reside atualmente.

Para o presidente da cooperativa, médico Aldo Pricladnitzki, é um momento histórico. “Este resultado mostra que estamos no caminho certo. Como organização, nossa Visão é estar entre as melhores cooperativas médicas em gestão da saúde. E esta pontuação reforça o nosso compromisso de oferecer serviços de qualidade aos nossos clientes”, comemora o presidente.

Vale ressaltar que a auditoria não ocorre apenas presencialmente. Nos meses que antecedem o processo, os auditores fazem ligações para testar os serviços oferecidos aos clientes, bem como análise de documentos e publicações disponibilizadas pela cooperativa, como o Relatório de Sustentabilidade, publicado anualmente. E todos estes itens foram elogiados, como reforça o vice-presidente da Cooperativa, médico Neori Gusson.

“A Acreditação é a mais minuciosa avaliação das operadoras de saúde. Olha detalhadamente nossas ferramentas de gestão, sinalizando os pontos fortes e os pontos a melhorar. Tivemos mais uma prova que, muito além de cumprirmos as leis, estamos em um nível de excelência que é referência nacional”, salienta.

O processo, no todo, é muito técnico, mas é fácil de entender o tamanho da conquista. Conforme o Diretor de Operações da Unimed VTRP, médico Rogério Miguel Zingano, a Acreditação é uma avaliação externa, que garante seriedade e qualidade nos serviços prestados. “É como se fosse o selo de ISO que as indústrias e empresas buscam, só que completamente voltado para a área da saúde. As exigências são todas com base no que as operadoras devem oferecer e atender aos clientes. E estamos felizes e honrados de chegarmos a um nível tão alto”, resume.

Acreditada inicialmente em 2014, a Unimed VTRP foi a primeira operadora do Rio Grande do Sul e a quarta do país a receber o reconhecimento, que é concedido às empresas que cumprem um conjunto de exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Entenda a certificação

Para obter a Acreditação, uma operadora de planos de saúde deve atender a maior parte dos 147 requisitos elencados pela ANS na Resolução Normativa (RN) 277, que foi publicada em novembro de 2011 e, por enquanto, é de adesão voluntária. A maioria dos itens está focada no cliente, considerando sua satisfação, prevenção de doenças, promoção à saúde, disponibilidade de rede credenciada de serviços (médicos, hospitais, clínicas e laboratórios) e infraestrutura oferecida.

No país, cinco empresas foram homologadas pela ANS para realizarem as auditorias de Acreditação. Na Unimed VTRP, o processo foi conduzido por três profissionais da A4Quality Services, que em dois dias avaliaram de forma mais detalhada a cooperativa, através de entrevistas e análise de documentos.

Conforme a pontuação obtida, a Acreditação pode ocorrer no Nível I (90 a 100 pontos), II (80 a 89 pontos) e III (entre 70 e 79 pontos). A Unimed VTRP obteve a expressiva nota de 99,39 pontos e foi acreditada no mais alto nível no país, o que garante ainda um tempo maior de validade no selo, que tem legitimidade de quatro anos, com revisões anuais.

A empresa auditora

A A4Quality Services é uma empresa privada, dedicada a prestação de serviços de acreditação de Operadoras de Planos de Saúde especialmente interessadas em atender ao Programa de Acreditação da ANS e obter a certificação. Atualmente, é referência neste processo. Formada por profissionais renomados na área da qualidade, saúde e avaliação de empresas, a A4Quality tem parcerias com instituições de excelência em educação e auditoria no Brasil e no exterior.

Além disso, os profissionais desenvolvem pesquisas e estudos de benchmarking, o que garante avaliações sempre atualizadas, alinhados com metodologias referendadas internacionalmente no setor da saúde.


Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP