Ouvidoria   

Santa Cruz do Sul sedia Corridas Unimed neste domingo

Caminhada e corrida terão largadas a partir das 8h45min, em frente ao Parque da Oktoberfest

15 de abril de 2016

Mais de 1,4 mil atletas – vindos de 59 municípios do Rio Grande do Sul e de fora do Estado – estarão reunidos neste domingo, 17 de abril, a partir das 7h, em Santa Cruz do Sul, por um mesmo objetivo: celebrar a saúde. Trata-se da terceira edição do Corridas Unimed, evento de corridas e caminhadas promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) na cidade. Neste ano, o circuito recebeu recorde de inscritos, cerca de 30% a mais em relação ao ano passado. Serão 1.403 participantes, de um a 90 anos de idade, sendo 796 na caminhada e 607 na corrida. A concentração e as largadas ocorrem em frente ao Parque da Oktoberfest, na rua Galvão Costa, com qualquer condição climática. 

 

Os inscritos deverão retirar o kit de participação – com camiseta – nas tendas de Corrida e Caminhada, das 7h às 8h15min, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. Como só houve cobrança de inscrição para a corrida adulta, os inscritos nas demais modalidades são convidados a doar um quilo de alimento não perecível. “O ideal é que as pessoas cheguem cedo, para aproveitar o evento e evitar filas”, reforça a coordenadora de Marketing da cooperativa médica, Danielle Harth. A expectativa é de que seja arrecadada mais de uma tonelada de alimentos, que serão repassados para o programa Mesa Brasil, do Sesc.

 

 

Quem não se inscreveu também poderá participar, porém, não receberá o kit do circuito. “Nossa intenção é mais uma vez proporcionar um momento diferenciado para que as pessoas pratiquem atividade física e cuidem da sua saúde. Todos que se identificam com esse propósito são muito bem-vindos”, convida Danielle. 

 

Os corredores receberão um chip descartável e o tempo da prova será registrado (início e fim) quando o atleta passar pelos dois tapetes de controle. A lista com os vencedores de cada categoria e o tempo de prova de todos os atletas estará disponível, a partir de segunda-feira, no site do evento (www.unimedvtrp.com.br/corridas). 

 

Atrações
Este ano, além de marcar o Dia Mundial da Saúde (07 de abril), o evento também dá início à programação do aniversário de 45 anos de fundação da cooperativa médica (11 de dezembro). Em comemoração a estas datas, o Corridas Unimed terá sorteio de brindes; Espaço Kids, com brinquedos infláveis para crianças; e tenda com massagem para clientes Unimed que apresentarem o cartão do plano de saúde. 

 

Modalidades e percursos
A corrida terá as categorias adulta (percurso de três e de sete quilômetros), infantojuvenil (dois quilômetros) e especial (exclusiva para médicos cooperados e colaboradores da Unimed VTRP, com três e sete quilômetros). Já a caminhada (três quilômetros), está dividida na modalidade orientada, com acompanhamento dos educadores físicos do Espaço Viver Bem Unimed, e a superação, igualmente orientada, mas com a adesão de pessoas que possuam alguma deficiência, mudaram hábitos ou superaram problemas de saúde, como câncer, obesidade ou transplante. Os 162 inscritos neste grupo formarão o pelotão de frente das caminhadas. Cadeirantes contarão com um percurso diferenciado, de 1,25 km. Haverá pontos de água ao longo dos percursos e distribuição de frutas para todos os atletas.

 

Premiação
Como premiação, haverá troféus e um Kit Corridas Unimed para os três primeiros colocados nas provas de corrida no geral, masculino e feminino, e na categoria Infantojuvenil. Também recebem troféus os primeiros colocados em cada faixa etária, dividida de cinco em cinco anos. Nestes resultados, os segundos e terceiros lugares recebem medalha especial de premiação. Haverá medalha de participação para todos os inscritos no Corridas Unimed.

 

 

Circuito pelo Estado
Além de Santa Cruz, a Unimed VTRP organizou o evento de Lajeado, que ocorreu no dia 03 de abril e reuniu mais de 2 mil pessoas. No Estado, outras oito cidades devem sediar uma etapa do circuito: Porto Alegre, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Santa Rosa, Montenegro, Nova Prata, Erechim e Cachoeira do Sul. 

O Corridas Unimed, em Santa Cruz do Sul, conta com o patrocínio de Unicred, Cigha, Água da Pedra, Uniair, Seguros Unimed e Champs Elysées. Outras informações no www.unimedvtrp.com.br/corridas

 

Programação
•    7h às 8h15min: entrega dos kits a todos participantes;
•    8h30min: concentração e aquecimento com profissionais do Espaço Viver Bem Unimed;
•    8h45min: largada da prova infantojuvenil;
•    9h05min: aquecimento para largada da corrida adulta e caminhadas;
•    9h15min: largada da prova adulta, Caminhada Superação e Caminhada Orientada;
•    10h45min: encerramento da prova e premiação.

 

Preparação dos atletas
O cuidado com o corpo é essencial antes, durante e após os exercícios. Confira dicas dos nutricionistas e educadores físicos do Espaço Viver Bem Unimed para quem vai participar do evento. As orientações valem para qualquer prática esportiva:
•          Na véspera da prova, evite refeições pesadas e bebidas alcoólicas;
•          Três horas antes da competição, faça um café da manhã completo, contendo proteínas, carboidratos e lipídios, composto – por exemplo – de um copo de leite (preferencialmente desnatado), duas fatias de pão com geleia ou requeijão light e uma fruta;
•          Uma hora antes da prova, lembre-se de fazer um lanche leve. Pode ser uma porção de fruta, um copo de suco ou uma barra de cereais; 
•          Mantenha-se hidratado antes, durante e depois da corrida ou caminhada;
•          Após a atividade, reponha as energias com um lanche leve;
•          Faça alongamento antes e depois da corrida ou caminhada;
•          Use um tênis leve e com algum sistema de amortecimento; 
•          Opte por roupas leves e confortáveis, de fácil transpiração;
•          Utilize protetor solar, mesmo com tempo nublado. 

Categoria: Unimed VTRP