Ouvidoria   

Previsão de ventos acima do indicado transfere voos de balão em Lajeado

Evento da Unimed VTRP será realizado nos dias 3 e 4 de março

17 de fevereiro de 2012

A previsão de que o vento terá velocidade acima da indicada fez com que a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) transferisse o evento dos voos cativos de balão que estavam previstos para os dias 26 e 27 de fevereiro, em Lajeado.

A atividade está sendo conduzida pela JK Balonismo, de Canoas. De acordo com o responsável pela empresa, Júnior Kerber, as previsões do tempo mostraram uma instabilidade sobre o Rio Grande do Sul durante todo o final de semana. Conforme o piloto, o volume esperado de chuva não é grande, porém qualquer instabilidade é motivo para transferência de atividade relacionada com o balonismo. “O balão não pode ser operado sob chuva. Além disso, a instabilidade pode trazer ventos superiores ao ideal para o voo cativo”, explica. No voo cativo, o balão fica preso ao solo por cordas, e pode subir a até 30 metros de altura.

Conforme Kerber, o limite de velocidade do vento está proporcionalmente relacionado com o tamanho do balão, ou seja, quanto maior o balão menor deve ser a velocidade do vento. “Como estamos operando com um balão de passageiros (3.400m³), é necessário que o vento esteja no máximo a 10Km/h para montagem e inflagem da aeronave. Depois do balão inflado é possível operar com rajadas de até 14Km/h”, esclarece. O piloto ainda destaca que, além da previsão de chuva, há possibilidade de rajadas de vento.

Com isso, a atividade foi remarcada para os dias 3 e 4 de março. O local de realização e os horários permanecem os mesmos: o campo de futebol do Parque Professor Theobaldo Dick, a partir das 17h30min. Qualquer pessoa pode comparecer ao local, assistir de perto e fotografar o balão. Haverá mateada com a Ervateira Santa Cruz e os Doutores P – trupe de artistas que leva alegria e arte aos pacientes do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires – irão divertir o público. Para as crianças, estarão disponíveis brinquedos infláveis e o playground da Xalingo. Entretanto, os voos são restritos a clientes que adquiriram planos de saúde familiares durante a campanha de vendas “Vale a pena ter Unimed”, realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. Também poderão voar os clientes antigos que indicaram pessoas que fecharam o negócio no decorrer da campanha e os ganhadores de sorteios promovidos pela Unimed VTRP em parceria com veículos de imprensa da região e no Facebook.

Voos acontecerão no primeiro final de semana de março

Jean Leandro Mocheres. Foto: Divulgação

Categoria: Unimed VTRP