Ouvidoria   

Presidente da Parceiros Voluntários palestra na Unimed VTRP

Capacitação foi realizada em Lajeado e Santa Cruz do Sul

17 de fevereiro de 2012



CRÉDITO DA FOTO: DIVULGAÇÃO

Maria Elena Pereira Johannpeter motivou os colaboradores voluntários da Cooperativa.

Colaboradores da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) que fazem parte do programa de voluntariado da Cooperativa tiveram a oportunidade de assistir, na última terça-feira (dia 10), uma palestra com a presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter. O evento foi realizado em duas edições, pela manhã no auditório do escritório da Unimed em Santa Cruz do Sul, e, à tarde, na sede, em Lajeado.

Para motivar os colaboradores da Cooperativa, Maria Elena falou sobre os benefícios do voluntariado e sobre sua própria experiência. “Minha motivação é o resultado das organizações sociais. É a felicidade conquistada por aquela pessoa que decide se tornar um voluntário. O autodesenvolvimento dela e do outro”, explicou a palestrante.

Segundo a dirigente da ONG, qualquer pessoa dos 8 aos 100 anos pode ser voluntária. “Todos devem se dar essa oportunidade de experimentar o voluntariado. Depois, verão o quanto isso é dignificante, o quanto é emocionante. Que legado vamos deixar? Como queremos ser lembrados? Como alguém contributivo, participativo, preocupado com as coisas à nossa volta?”.

A Cooperativa decidiu trazer uma especialista no assunto para reforçar o papel do voluntário no exercício da cidadania. “Nos permitiu o questionamento de qual é o nosso papel social enquanto empresa e enquanto cidadãos”, comentou a colaboradora Jelci Southier, da área de Gestão de Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa.

Saiba mais

Construir um Rio Grande do Sul Voluntário. Foi com essa visão que Maria Elena Pereira Johannpeter fundou a ONG Parceiros Voluntários, uma organização que se dedica a mobilizar, articular, desenvolver metodologias, formar pessoas e instituições, estimulando redes e parcerias para o atendimento das demandas sociais pelo trabalho voluntário organizado. A iniciativa conquistou cerca de 400 mil voluntários em 14 anos de atuação. O trabalho deste grupo beneficia aproximadamente 1,5 milhão de pessoas nas 82 cidades gaúchas que integram a Rede Parceiros Voluntários.

Envolvida com o trabalho voluntário desde sua adolescência, Maria Elena hoje integra conselhos de entidades empresariais e de fundações nacionais e internacionais do segmento. Entre os títulos e prêmios, foi homenageada pelo Parlamento Mundial para Segurança e Paz, Órgão Internãogovernamental da WPO observador da ONU, com o troféu O Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello; pela Prefeitura da capital gaúcha com a Medalha Cidade de Porto Alegre e pela Câmara de Vereadores, com o título Cidadã Emérita de Porto Alegre.

Mais recentemente foi convidada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) a integrar o seu Grupo Consultivo da Sociedade Civil no Brasil. É coautora, com Lilian Dreyer, do livro O Quinto Poder – A Consciência Social de uma Nação, obra que reúne análises de 12 dos maiores especialistas nacionais e internacionais do Terceiro Setor e da sociedade civil.

Categoria: Unimed VTRP