Ouvidoria   

Pneumologista da Unimed dá dicas para comunidade encarar as doenças do frio em Santa Cruz do Sul

23 de abril de 2018

Os meses de frio e umidade chegaram, e com eles se acentuam os problemas respiratórios. É neste período que gripes, resfriados e alergias aparecem com mais frequência, atrapalhando a rotina de quem sofre com seus sintomas. Para ajudar a comunidade regional a enfrentar estes problemas, o pneumologista Juliano Petter falou sobre o tema na última quinta-feira, 19/04, para um auditório lotado na sede da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), em Lajeado. Nesta quinta-feira, 26/04, às 19h, a atividade será realizada em Santa Cruz do Sul, no auditório do novo Núcleo de Atendimento Unimed, quando o pneumologista Eduardo Hermes responderá às perguntas dos presentes na semana em que se inicia a vacinação contra a gripe no Estado. As inscrições são limitadas e devem ser confirmadas até o dia 25/04, pelo telefone (51) 3713 8345. O evento é aberto à comunidade.

 

 

Em Lajeado, a palestra “Gripes e alergias: Como encarar as doenças do frio?” reuniu cerca de 50 pessoas na sede da cooperativa. O médico cooperado da Unimed Juliano Petter conversou com os presentes por cerca de 1h30. “Nesse período do ano é fundamental lembrar de alguns conselhos básicos como lavar as mãos com frequência, por exemplo. O vírus da Influenza, que causa a gripe,  pode sobreviver até 48 horas em trincos de portas, braços de cadeiras ou corrimões. É um hábito fácil de manter e benéfico para a saúde. Quem puder aliar a isso a utilização de álcool gel, melhor ainda”, comentou. Petter demonstrou ainda uma das ligações entre gripes e alergias. “Quando estamos sofrendo com os sintomas de uma rinite, por exemplo, a imunidade acaba baixando, e isso pode facilitar a entrada do Influenza”, alertou.

 

O casal Alberto e Lucia Vettoralee, de 78 e 68 anos respectivamente, participou da atividade resolvendo uma dúvida antiga. “O Alberto sempre sofria muito de alergias até alguns anos. Depois que começamos a fazer a vacina da gripe, e cuidar essas coisas que são simples, mas ajudam muito como tomar bastante água, comer muitas frutas durante o dia e lavar as mãos, ele não sofre mais com esse problema. Às vezes essa mudança precisa partir da gente, não adiante só apelar para os remédios”, contou Lucia. “Minha qualidade de vida melhorou muito”, completou Alberto.

 

 

Como as temidas doenças do frio aparecem em qualquer idade, desde os idosos até crianças pequenas, sem deixar livres adolescentes e adultos, o evento trouxe situações práticas para a adoção de hábitos saudáveis em qualquer período do ano. E esta mesma dinâmica será reproduzida também em Santa Cruz do Sul nesta quinta-feira, 26/04, às 19h, no auditório do Núcleo de Atendimento Unimed (esquina das ruas Sete de Setembro e Venâncio Aires). O evento, que é aberto à comunidade, terá condução do médico pneumologista Eduardo Hermes, que trará dicas práticas para encarar as gripes, alergias e doenças do frio em geral. As inscrições são limitadas e devem ser confirmadas até o dia 25/04, pelo telefone (51) 3713 8345.

Categoria: Unimed VTRP