Ouvidoria   

Hospitais da região iniciam série de capacitações na Unimed com base nos critérios da Acreditação

23 de abril de 2018

Representantes dos nove principais hospitais dos vales do Rio Pardo, Taquari e região do Jacuí iniciaram na segunda-feira, 09/04, uma série de capacitações que visam qualificar a assistência nos atendimentos prestados à população local. A agenda faz parte do “Programa Qualificar – Qualificação da Assistência Hospitalar”, ação desenvolvida e custeada pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). A capacitação deste mês tratou dos temas liderança, planejamento estratégico e qualidade e segurança, destas instituições. Foram apresentados conceitos e reflexões sobre como os processos de cada instituição podem ser adequados aos requisitos da Acreditação, de cada um dos temas, enaltecendo a importância de pensar a longo prazo e cumprir o que foi planejado sempre atentos às avaliações periódicas e possíveis correções de rota.

 

 

O Qualificar é conduzido pela empresa de assessoria EJRos Brasil, sediada em Caxias do Sul, e que já assessorou vários hospitais gaúchos a obterem a Acreditação da Organização Nacional da Acreditação (ONA). O projeto tem como base o Manual da Acreditação Hospitalar desta entidade. Conforme Everton J. de Ros, Diretor da empresa e gerente deste projeto, a partir de agora, os representantes dos hospitais começarão a entender na prática como estas melhorias e especificações podem ser implementadas em suas instituições. “Estamos identificando os pontos que podem melhorar, e visitando os locais, para que todo este trabalho seja personalizado e específico para cada casa de saúde”, pontuou.

 

Os principais ganhos com a adequação dos processos hospitalares de acordo com o Manual da Acreditação refletem em maior segurança para os pacientes e profissionais de saúde, melhoria da qualidade da assistência e o aprimoramento da gestão.

 

O projeto tem a duração de 12 meses, e é realizado por meio de etapas de avaliação inicial, treinamentos e visitas de assessoria específica para cada um dos hospitais participantes. Os treinamentos acontecem até fevereiro de 2019. Em março deste ano, além do lançamento oficial do programa, a EJRos Brasil visitou todas as instituições envolvidas, realizando um diagnóstico inicial para auxiliar no trabalho daqui para frente.

 

 

HOSPITAIS PARTICIPANTES

 

– Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul

– Hospital Bruno Born, de Lajeado

– Hospital Estrela, de Estrela

– Hospital Ouro Branco, de Teutônia

– Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul

– Hospital Santa Terezinha, de Encantado

– Hospital São Jerônimo, de São Jerônimo

– Hospital São José, de Arroio do Meio

– Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires

 

Categoria: Unimed VTRP