Ouvidoria   

Parceria entre Unimed VTRP e Hospital Estrela oferece mais qualidade e segurança à comunidade

Casa de saúde é a primeira da região a conquistar o selo da Acreditação, que confere qualidade no atendimento para a população regional

09 de novembro de 2018

Primeiro hospital da região a aderir ao Programa de Incentivo para Obtenção de Certificado da Acreditação Hospitalar, promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, o Hospital Estrela (HE) já colhe os frutos dos investimentos em qualidade. Recentemente, o HE recebeu do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes) o tão almejado documento, que confere à casa de saúde que completa 90 anos em 2019 um selo reconhecido nacionalmente com relação a segurança dos pacientes. Após um rigoroso processo de avaliação, o Estrela se tornou a primeira casa de saúde dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí a contar com a Acreditação Hospitalar. E os benefícios são para todos as pessoas atendidas no local, sejam clientes Unimed, de outros convênios ou do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Este programa está completando exatos 3 anos agora em novembro. É uma parceria que mostra o pioneirismo e a inovação em nossa relação com as pessoas. Percebemos que as instituições das nossas cidades estão buscando fortemente qualificação para que as pessoas precisem sair cada vez menos da nossa região para buscar tratamentos de saúde. Isso é um sinal do comprometimento das instituições com as pessoas, e é por isso que nós incentivamos e promovemos estas iniciativas”, afirma o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP. “Além de buscar mais segurança e melhorar a qualidade dos atendimentos para clientes Unimed, a implantação do projeto estende estes benefícios para toda a comunidade”, complementa o cardiologista.

 

Na prática, o programa o qual o Hospital Estrela faz parte desde 2015 tem o objetivo de estimular a qualificação contínua de sua rede prestadora de serviços, onde a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) oferece incentivo financeiro aos hospitais que buscam a Acreditação. Além disso, auxilia no valor investido pela instituição na contratação dos serviços de diagnóstico e avaliação para a obtenção deste certificado.

 

REFERÊNCIA E EXCELÊNCIA

Durante os últimos 4 anos, o Hospital Estrela realizou melhorias em processos internos. Durante a avaliação para a Acreditação, um dos maiores destaques foi o acolhimento e a humanização no atendimento aos pacientes. A instituição se destacou em pontos técnicos também, como a estrutura física da área de ressonância magnética e a evolução e alinhamento do laboratório de análises clínicas. O HE viu reconhecido ainda pela Organização Nacional da Acreditação (ONA) ações como o voluntariado com gestantes em trabalho de parto, o trabalho da pastoral da saúde junto aos pacientes internados e premiações aos colaboradores com incentivo a participação em capacitações e assiduidade.

“Somos referência hospitalar para mais de 10 munícios da região. A parceria da Unimed VTRP foi importante para que tenhamos conquistado a Acreditação. É um reconhecimento para que nosso trabalho possa ser cada vez mais reconhecido pela qualidade e acolhimento às pessoas”, assegura a Irmã Teresia Steffen. “Percebemos durante o processo da Acreditação que ele nos auxilia a transformar as pessoas em profissionais mais capacitados, organizando sistemas de gestão, buscando sempre como resultado a assistência segura e de qualidade. Isso proporciona também clientes e profissionais mais felizes no seu dia a dia”, acrescenta.

Atualmente, o Estrela atende a população do Vale do Taquari com atendimentos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e neonatal, clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, centro obstétrico, centro cirúrgico, saúde mental e pronto socorro que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.


AI – Unimed VTRP

Fonte: Imprensa Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP