Ouvidoria   

Painel discute os desafios da adolescência em Santa Cruz do Sul

Palestra foi promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo na quarta-feira, 23 de agosto

24 de agosto de 2017

Mais de 70 pessoas – entre pais, professores, representantes de entidades e comunidade –  estiveram reunidas na noite de quarta-feira, 23 de agosto, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul para participar da palestra “Sinais de alerta na adolescência: o comportamento como comunicação”. O encontro, promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), abordou os desafios da adolescência e trouxe reflexões sobre educação e limites. O momento foi conduzido pela psicóloga Daniela Graef.

 

 

Daniela explicou que a nova realidade das famílias, com excessos de compromissos e do mundo virtual, somada à ausência de regras e bons hábitos, afetam diretamente o desenvolvimento e a personalidade dos adolescentes. “Vivemos hoje uma carência de empatia, de se colocar no lugar do outro e entender o que o meu comportamento pode causar no próximo. E isso vem crescendo junto com as crianças, tomando uma proporção muito maior logo em frente”, disse a psicóloga.

Dentre os assuntos abordados, a profissional trouxe à tona a discussão dos jogos virtuais, que induzem crianças e adolescentes a desafios perigosos. “Precisamos deixar claro que a Baleia Azul não atinge qualquer adolescente. Aqueles que entram nesse jogo têm uma relação conturbada com eles mesmos. Se for um adolescente com um bom relacionamento familiar e que tenha uma noção de valores, a primeira atitude que ele vai ter ao descobrir o jogo é chegar em casa e contar aos pais, como uma novidade. Portanto, o grande problema não está no jogo em si, mas em como esses adolescentes que topam entrar nesse desafio estão emocionalmente. Possivelmente são jovens solitários, depressivos, com a autoestima baixa e que precisam de ajuda”, destacou Daniela.

 

 

O painel integra o programa Viver Bem na Escola, iniciativa da cooperativa que promove, desde 2007, atividades pedagógicas com adolescentes e educadores, onde aborda temas como sexualidade, drogadição e relacionamentos. “Esse momento surgiu a partir de demandas atuais que envolvem e seduzem adolescentes que estão fragilizados emocionalmente. E o encontro desta quarta-feira teve o intuito de fazer o público refletir quanto ao modelo de educação das crianças e adolescentes e orientar para uma formação de adultos com estilos de vida mais saudáveis e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida”, complementou a coordenadora da área de Gestão de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.


Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP