Ouvidoria   

Médicos dos principais hospitais da região se reúnem na Unimed para conhecer a Acreditação Hospitalar

Representantes dos corpos clínicos estiveram na sede da Cooperativa na quinta-feira, para capacitação especial

22 de maio de 2018

Estimular a qualidade e a segurança dos pacientes que utilizam os hospitais da nossa região. Este é o objetivo do “Programa Qualificar – Qualificação da Assistência Hospitalar”, promovido e custeado pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) desde março deste ano, envolvendo as nove maiores casas de saúde locais. Na noite dessa quinta-feira, 17/05, a Cooperativa reuniu cerca de 50 médicos, todos integrantes dos corpos clínicos das casas de saúde participantes do Qualificar para uma das mais importantes capacitações do programa. O encontro, com o seleto grupo de profissionais que desempenham papel fundamental na manutenção dos serviços de saúde hospitalares nos vales, foi realizado na sede da Cooperativa, em Lajeado.

 

Cerca de 50 médicos dos principais hospitais da região compareceram ao evento

 

“Os médicos são essenciais no processo da Acreditação. Estão envolvidos em praticamente todas as etapas, e fazem a diferença na busca pela segurança, qualidade e excelência dos hospitais dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí”, lembrou o diretor de Operações da Unimed VTRP, médico Claus Dieter Dummer.

Conduzido pela empresa de assessoria EJRos Brasil, o Qualificar prepara os hospitais para buscarem a Acreditação que, na prática, é como se fosse a ISO para a área da saúde com normas bastante específicas. Conforme Everton J. de Ros, diretor da empresa e gerente deste projeto, os benefícios da Acreditação são aproveitados por toda a comunidade. “O hospital Acreditado trabalha na diminuição dos riscos e aumenta a qualidade. Oferece bom atendimento ao paciente, desde a refeição até os procedimentos cirúrgicos e práticas de gestão. Passa por todas as áreas, melhorando a assistência para o cidadão e também o ambiente de trabalho para os médicos e demais profissionais das equipes”, garante.

 

Diretor de Operações, médico Claus Dieter Dummer participou do evento nessa quinta-feira, 17/05

 

Participam do Qualificar o Hospital Bruno Born (Lajeado), o Hospital Ana Nery (Santa Cruz do Sul), o Hospital Estrela, o Hospital Ouro Branco (Teutônia), o Hospital Santa Cruz, o Hospital Santa Terezinha (Encantado), o Hospital São Jerônimo, o Hospital São José (Arroio do Meio) e o Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires). O projeto tem a duração de um ano, e é realizado por meio das etapas de avaliação, treinamentos e visitas de assessoria para cada um dos hospitais participantes. As atividades acontecem até março de 2019.

 

Estímulo ao HBB

Aliado ao Qualificar, a Unimed VTRP tem um programa de incentivo financeiro para obter o certificado de Acreditação Hospitalar. A partir do mês de maio, o Hospital Bruno Born (HBB) passa a fazer parte desta iniciativa. O presidente da Cooperativa, médico Aldo Pricladnitzki, e o Presidente do HBB, João Batista Gravina, assinaram o contrato na dia 26/04, na sede da Unimed VTRP.

 

Jorge Eugênio Friedrich, Aldo Pricladnitzki, João Batista Gravina, Rosilene Knebel e Cristiano Dickel durante assinatura de incentivo à Acreditação

 

“Os hospitais daqui tem muita importância para o desenvolvimento da região. Precisamos estar cada vez mais atentos, a apoiar iniciativas como a busca pela Acreditação, que vai trazer mais qualidade e segurança para os pacientes como um todo, da Unimed e a comunidade em geral. Ficamos felizes que o HBB esteja engajado nesse processo”, projetou o presidente da Unimed.

No Vale do Taquari, o mesmo sistema, de aumento na remuneração das diárias, já ocorre com o Hospital Estrela desde dezembro de 2015.


Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP