Ouvidoria   

Colaboradores do Sistema Unimed-RS se reúnem em Lajeado e reforçam laços do nosso “Jeito de Cuidar”

Encontro Estadual contou com a presença de cerca de 230 pessoas, de diversas singulares, na sede da Unimed VTRP no sábado

22 de maio de 2018

Nem o frio mais rigoroso do ano até agora, nem a chuva, nem a distância impediram colaboradores de diversas regiões do Estado de se reunir no último sábado, 19/05, para reforçar os laços do Jeito de Cuidar Unimed. O Encontro Estadual do Sistema Unimed-RS 2018 contou com a presença de mais de 230 pessoas, de 23 diferentes Unimeds diferentes no fim de semana, com uma programação voltada a capacitações com foco no cuidado consigo e com o próximo. Neste ano, a anfitriã foi a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), que recebeu os participantes na sede da cooperativa, em Lajeado.

No total, foram seis grandes atividades, divididas entre três painelistas. Tiago Febel, especialista em Desenvolvimento Humano e Potencializador de Mudanças, e Sócio Diretor da Changer, conduziu as atividades durante todo o dia. Logo na fala de abertura, ele provocou os presentes a pensarem em como cada um cuida de si. “Para cuidar do outro, primeiro precisamos entender a nós mesmos. Fazer uma gestão do nosso tempo, e ainda uma busca correta pela felicidade”, assegurou.

 

Tiago Febel, especialista em Desenvolvimento Humano e Potencializador de Mudanças, e Sócio Diretor da Changer, conduziu as atividades

 

Na sequência, quem dividiu seus conhecimentos com os presentes foi a analista de Desenvolvimento Humano na Unimed do Brasil Aline Madureira. Ela trouxe noções práticas de como o conceito “Jeito de Cuidar Unimed” tem permitido mudanças importantes – e necessárias – no Sistema Unimed pelo Brasil. Baseado nos impactos das ações focados em estratégia, liderança, pessoas, sociedade, processos, infraestrutura e informação e conhecimento, o modelo está sendo testado em diversas singulares pelo Brasil.

Para ilustrar uma das aplicações deste modelo, Aline lembrou o caso do médico cooperado da Unimed Vitória Fernando Guedes da Cunha. Um vídeo que mostra ele e uma gestante dançando o hit Despacito como forma de ajudar a paciente a relaxar e facilitar o nascimento do bebê por meio de um parto humanizado viralizou na internet, e trouxe impactos imediatos para aquela singular. “Depois disso, a Maternidade Unimed passou a contar com mais partos normais, houve novas demandas e tudo isso graças a este gesto, que se encaixa no Jeito de Cuidar Unimed. Algo que surgiu espontaneamente, mas que necessitou de um entendimento e posicionamento rápidos por parte da Unimed Vitória”, pontuou.

 

Aline Madureira trouxe noções práticas sobre o conceito “Jeito de Cuidar Unimed”

 

 

Ainda na programação da manhã, os novos perfis de clientes e os novos cenários de consumidores foram ilustrados com exemplos práticos por Gustavo Schifino, Diretor do Pier X, localizado em Porto Alegre, “um Market Place real” nas palavras do próprio criador. Com doses de futurismo, ele abordou o painel “Cuidando do Cliente”. “Estamos em um momento importante, de mudança, de virada. Estima-se que até 2025, cerca de 75% dos consumidores terá um perfil pós-digital, muito mais baseado na experiência, se vale a pena, do que nos desejos materiais. E isso muda tudo”, argumentou.

“Essa onda está aí. É preciso surfar a onda conhecendo o cliente. Ou surfa ou é ejetado. E quem for ejetado, não sabe onde vai cair. A nova geração pensa muito diferente. E este é o cliente que começa a ganhar protagonismo no presente, e será a maioria no futuro. Cuidar do cliente na era digital e pós-digital, este é o grande desafio. E quando falamos em saúde, percebemos que esse Jeito Unimed de cuidar pode ir ao encontro do que esta geração deseja”, completou.

 

“Estima-se que até 2025, cerca de 75% dos consumidores terá um perfil pós-digital”, disse Gustavo Schifino

 

À tarde, Tiago Febel comandou duas atividades que se focaram na capacitação dos colaboradores do Sistema Unimed-RS que compareceram a Lajeado. Depois de uma dinâmica de ginástica laboral, que despertou o auditório, Febel trabalhou os conceitos de autoconhecimento, com base na ciência, nas oficinas “Minha Melhor Versão” e “Felicidade e Inteligência Emocional”. A tarde também marcou a premiação dos Destaques de Relacionamento do Sistema Unimed-RS.

 

Homenagens para quem pratica o jeito de cuidar

Durante todo o dia, vídeos com relatos de clientes foram exibidos, entre as palestras e oficinas. Foram falas que ilustraram o Jeito de Cuidar Unimed, nas mais diversas singulares espalhadas pelo Estado. Os colegas citados nos vídeos receberam uma salva de palmas dos demais colaboradores. A gerente de Relacionamento com o Cliente da Unimed Porto Alegre, Quelim Bittencourt também lembrou, no palco, de uma passagem marcante envolvendo o nosso jeito de cuidar.

“Recentemente, uma cliente de Venâncio Aires precisou de um atendimento específico em Porto Alegre. Ao médico, ela contou um desejo. Queria voltar logo para o Vale do Rio Pardo. O médico questionou se havia algum problema no atendimento e a cliente disse que não, que estava sendo muito bem atendida, mas que em Venâncio havia a enfermeira que conhecia ela, as atendentes da Unimed que ela já se relacionava há tanto tempo, que conheciam ela, a família. Ela reforçou esse nosso entendimento, que o nosso jeito de cuidar das pessoas é diferente”, contou.

No auditório, e nos espaços em comum da sede da Unimed VTRP, os colaboradores que compareceram ao evento puderam fazer fotos com materiais específicos preparados para a atividade. Eles foram estimulados a compartilhar as imagens com a hashtag #eucuido. O Encontro Estadual de Relacionamento do Sistema Unimed-RS é uma realização da Federação Unimed/RS, com apoio das singulares.

 

Selfie entre os participantes traduziu o clima do evento

 

 

Fotos

Confira a galeria de imagens do evento no Flickr da Unimed VTRP 


Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP