Ouvidoria   

Mecânico de máquinas

Dr. Édson G. F. Dutra (Médico do Trabalho) E-mail para contato: edsondutra@viavale.com.br

16 de agosto de 2007

A função de Mecânico ou Auxiliar de Mecânico é uma das funções que mais precisa de cuidados, seja da parte médica ou da parte de engenharia e segurança do trabalho. O mecânico geralmente está exposto a diversos riscos durante sua jornada de trabalho: Físicos (ruídos, calor, radiações não-ionizantes), Químicos (fumos metálicos, substâncias químicas diversas, poeiras), Ergonômicos (má-postura, levantamento de peso) e de Acidentes. Por isso, o controle médico do trabalhador deve incluir uma série de exames. Conheça-os:

 

 O hemograma com plaquetas (exame de sangue) serve para detectar algum problema de coagulação, bem como de formação de células brancas (Leucócitos), prevenindo a possibilidade de leucemias. Os exames de urina são utilizados para verificar a dosagem de Ácido Hipúrico e Ácido Metil-Hipúrico, o que indica a exposição a solventes e uma possível intoxicação. Existe ainda a presença do ácido trans-trans mucônico, reconhecido para detecção de intoxicação por Benzeno, substância esta ainda presente em uma boa gama de substâncias químicas.

 

A espirometria visa verificar a capacidade respiratória do trabalhador. Em conjunto com o Raio X de tórax, diz se o trabalhador está desenvolvendo algum tipo de doença pulmonar que pode ser ocasionada pela exposição à fumos metálicos (solda). Já a A Avaliação Oftalmológica torna-se necessária pelo fato de termos radiações geradas quando se está utilizando soldas e, estas radiações, podem interferir de maneira muito agressiva sobre o olho podendo causar danos á córnea, cristalino e retina, acabando por causar até perda de visão.

 

O trabalho da Engenharia será de mudar e/ou adequar o ambiente de trabalho de maneira a torná-lo o menos agressivo possível ao trabalhador. O trabalho da Segurança do Trabalho é de fiscalizar o uso de EPI’s tais como óculos de proteção, protetores auriculares, cremes de proteção, capacetes de segurança, roupas especiais e máscaras para solda, etc.

 

Infelizmente, as Normas Regulamentadoras são exigidas apenas para aqueles funcionários cujo contrato de trabalho é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e não refere algo sobre aqueles que são Estatutários (tipo de vínculo que geralmente ocorre entre o trabalhador e instituições públicas). Mas alguns juízes, sabendo que doença não respeita leis feitas pelos homens, têm dado ganho de causa e insalubridade para os trabalhadores que realmente estiveram expostos a riscos ocupacionais.

Categoria: Unimed VTRP