Escola Teoboldo Closs, de Teutônia, fica em 1º... Unimed VTRP

Dia C: Unimed VTRP doa notebooks e impressora... Unimed VTRP

Veja a programação da Casa Unimed na 35ª... Unimed VTRP

Mais de mil pessoas participam do Circuito Unimed em Santa Cruz do Sul

Corrida e caminhada ocorreram pelas ruas do município

17 de fevereiro de 2014

Educadores físicos do Espaço Vida Unimed conduziram o alongamento antes da largada

Em Santa Cruz do Sul, o domingo (25/05) foi de espantar o frio – por volta das 7h os termômetros registravam 5ºC – e também de espantar o sedentarismo. Mais de mil pessoas circularam pelos arredores do parque da Oktoberfest, onde a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promoveu a etapa regional do Circuito Estadual Unimed. Centenas de atletas participaram da corrida – adulta e infantil – e da caminhada orientada, com largadas na Rua Galvão Costa. Entre os destaques, seis cadeirantes.
 
O primeiro adulto a cruzar a linha de chegada foi Adélio dos Santos, da equipe de atletismo da Unisc. Correu cinco quilômetros em 15 minutos e 33 segundos. “Estou treinando há quatro anos. Fiquei um ano parado por causa do serviço militar e agora estou retomando. Gosto muito do atletismo e pretendo seguir uma carreira profissional”, comentou o vencedor, de 19 anos de idade. Entre as mulheres, o melhor tempo foi registrado por Bruna Arabites Vendruscolo, também da equipe da Unisc. Ela concluiu a prova em 20 minutos e 50 segundos.

O presidente da Cooperativa, médico Carlos Antonio da Luz Rech, ficou muito satisfeito com a adesão da comunidade regional ao evento. “Esta é apenas a primeira edição no município e conseguimos reunir um excelente público”, analisou ele. Para quem se sentiu motivado a iniciar uma atividade física, Rech orienta que antes o interessado faça uma avaliação médica básica. Também comentou que para usufruir dos benefícios, como controle dos níveis da pressão arterial e diabetes, é necessário que as pessoas façam exercícios com regularidade.

Entre as atrações da programação do circuito, a presença do comunicador Porã, integrante do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida FM. Também teve uma tenda com shiatsu para clientes da Unimed. Para as crianças, atividades orientadas por educadores físicos do Espaço Vida Unimed, como bambolê e corrida entre cones.
 

Frio não intimidou família de Vera Cruz

Atleta destaque

Um dos atletas destaque da competição foi o paratleta José Carlos Chagas Alves, 56 anos, de Canoas. Há 30 anos ele sofreu um acidente e perdeu o braço direito. Mas mesmo assim seguiu praticando esportes. “Esta é uma forma de não me sentir um deficiente”, conta Alves, que disputa competições em todo o país. Já participou quatro vezes da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

O evento contou com atletas profissionais e também amadores. Foi o caso de uma família de Vera Cruz, que não se intimidou com o frio e chegou por volta das 8h ao circuito. Bem agasalho, com touca e luvas, Murilo Mahlmann, de cinco anos, fez questão de participar da caminhada. “Ele veio porque sabe que vai ganhar uma medalha. Nossa ideia foi aproveitar o domingo de uma forma diferente e saudável”, contaram os pais, Tatiane Schnem e Fabiano Mahlmann.

Largada foi dada em frente ao parque da Oktoberfest

Informações

Os participantes da caminhada e das categorias especiais de corrida – infantil, colaboradores e médicos da Cooperativa – não pagaram inscrição e entregaram um quilo de alimento não perecível, que nos próximos dias será repassado ao Projeto Mesa Brasil, do Sesc.
A partir desta segunda-feira, fotos do circuito podem ser conferidas no www.flickr.com/unimedvtrp. Já os resultados de todas as categorias estarão disponíveis no www.unimedvtrp.com.br/circuito. O evento contou com o patrocínio de Fruki Água da Pedra, Sicredi, Uniodonto, EMS Genéricos e Suldoor.

Atletas da Unisc dominaram o pódio geral masculino

Resultados das principais categorias

Geral Masculino
Atleta, tempo e cidade
1º Adélio dos Santos (15 minutos e 33 segundos), de Santa Cruz do Sul
2º Filipe Matter Cargnelutti (15 minutos e 38 segundos), de Santa Cruz do Sul
3º Juliano Cardoso Kommer (17 minutos), de Santa Cruz do Sul

Geral Feminino
Atleta, tempo e cidade
1º Bruna Arabites Vendruscolo (20 minutos e 50 segundos), de Santa Cruz do Sul
2º Franciele Adolfo Terres (20 minutos de 54 segundos), de Lajeado
3º Jessica Fachini (21 minutos e 03 segundos), de Arvorezinha

Atletas de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Arvorezinha no pódio geral feminino

Categoria: Unimed VTRP