Veja a programação da Casa Unimed na 35ª...

X Simpósio de Medicina da Unimed VTRP liga Vale...

Unimed VTRP estimula a mudança de hábitos com...

Santa Cruz sedia etapa do Circuito Unimed neste domingo

Programação será realizada com qualquer condição climática

17 de fevereiro de 2014

Depois de realizar o circuito em Lajeado (foto), Unimed promoverá uma edição em Santa Cruz do Sul

O Circuito Estadual Unimed, que deve percorrer 19 municípios gaúchos até o final do ano, chega a Santa Cruz do Sul neste domingo (25/05). A concentração dos atletas, para as largadas da corrida e da caminhada orientada, ocorrerá em frente ao Parque da Oktoberfest, na Rua Galvão Costa. A programação inicia às 7h e será realizada com qualquer condição climática. Entre as atrações, a presença do comunicador Porã, integrante do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida FM.
 
Esta etapa regional, organizada pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), conta com 912 inscritos. São atletas profissionais e amadores, dos seis aos 88 anos de idade, e até cadeirantes. Estão confirmados mais de 80 grupos de corrida e caminhada, de diferentes regiões do Estado. Entre os destaques, a Academia Equilibrium, de Santa Cruz do Sul, com 76 inscritos.

A corrida está dividida em três categorias: infantil (9 anos a 15 anos), adulta, e adulta especial (exclusiva para médicos cooperados e colaboradores da Unimed VTRP). Crianças e adolescentes percorrerão 2,5 quilômetros e, adultos, cinco quilômetros. Já a caminhada orientada, ocorrerá por um trecho de cinco quilômetros. Para os atletas, a Cooperativa distribuirá água e frutas.

Das 7h às 8h30min, todos os inscritos deverão retirar o kit de participação. A entrega ocorrerá no estande da Cooperativa, mediante a apresentação do comprovante de inscrição. Os participantes das categorias especiais de corrida – infantil e colaboradores e médicos da Cooperativa – precisam entregar um quilo de alimento não-perecível, que será repassado ao Projeto Mesa Brasil, do Sesc.

Todos os atletas que finalizarem a prova receberão medalha de participação. E os três primeiros colocados das provas de corrida, em todas as modalidades (masculina e feminina), ganharão troféus.
Esta é a primeira edição do circuito em Santa Cruz do Sul e tem o patrocínio de Fruki Água da Pedra, Sicredi, Uniodonto, EMS Genéricos e Suldoor. O propósito da Unimed VTRP é convidar a comunidade a abandonar o sedentarismo. Este ano, a Cooperativa já promoveu uma edição do circuito em Lajeado. Foi no dia 06 de abril, para marcar o Dia Mundial da Saúde, que é comemorado em 07 de abril.

Mais informações podem ser obtidas no www.unimedvtrp.com.br/circuito. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail eventos@unimedvtrp.com.br.

Assim como em Lajeado (foto), kits serão entregues a partir das 7h

Percurso
O trecho para adultos, de cinco quilômetros, deve ser percorrido pela Rua Galvão Costa até a Rua Ernesto Alves. Na sequência, os atletas seguirão reto até a Rua Júlio de Castilhos, depois dobrarão à esquerda na Rua Assis Brasil. Após, irão virar à direita na Rua Ramiro Barcelos. Assim que chegarem na Rua Carlos Trein Filho, seguirão reto até a rótula, continuando pela Rua Coronel Rafael Oscar Jost. Deverão virar à direita para a Rua Gaspar Silveira Martins, seguindo até a Rua Galvão Costa e chegando novamente à frente do Parque da Oktoberfest.

Na corrida infantil, de 2,5 quilômetros, crianças e adolescentes sairão da Rua Galvão Costa em direção à Rua Ernesto Alves. Depois, vão dobrar à direita na Rua Borges de Medeiros e seguir até a Rua Carlos Trein Filho. Continuarão reto nesta rua até a rótula, seguindo então pela Rua Coronel Rafael Oscar Jost. Na sequência, vão virar à direita para a Avenida João Pessoa, seguindo até a Rua Tenente Coronel Brito e voltando à Galvão Costa, em frente ao parque.

Os três primeiros colocados na corrida, em todas as modalidades, ganharão troféus

Atrações
As inscrições já foram encerradas, mas quem não se inscreveu no circuito poderá circular pelos arredores do parque e prestigiar os atletas ou participar de atividades. Haverá uma tenda com shiatsu para clientes da Unimed que apresentarem a carteira do plano de saúde. Também estão previstas atividades para crianças, com orientação de educadores físicos do Espaço Vida Unimed.

Modalidades
– Caminhada orientada
– Corrida infantil
– Corrida especial (exclusiva para médicos cooperados e colaboradores da Unimed VTRP)
– Corrida adulta

Programação
* 7h às 8h30min: entrega dos kits a todos os participantes
* 8h45min: alongamento, com educadores físicos do Espaço Vida Unimed, e largada da prova infantil
* 9h15min: largada da prova adulta e da caminhada orientada
* 10h50min: encerramento da prova e entrega da premiação

Prepare seu corpo

Confira dicas dos nutricionistas e educadores físicos do Espaço Vida Unimed para quem vai participar do evento:
– Na véspera da prova, evite refeições pesadas e não ingira bebidas alcoólicas;

– Três horas antes da competição, faça um café da manhã completo, contendo – por exemplo – um copo de leite (preferencialmente desnatado), duas fatias de pão e uma fruta. E uma hora antes da prova, lembre-se de fazer um lanche leve. Pode ser uma porção de fruta, um copo de suco ou uma barra de cereais;
– Mantenha-se hidratado antes, durante e depois da corrida ou caminhada;
– Após a atividade, reponha as energias com um lanche leve;

– Faça alongamento antes e depois da corrida ou caminhada;

– Use um tênis leve e com algum sistema de amortecimento. Não use um calçado novo na prova, para evitar lesões;
– Também opte por roupas leves e confortáveis, de fácil transpiração;
– Não esqueça de aplicar protetor solar.

– Durante a atividade, respeite os limites do seu corpo.

Categoria: Unimed VTRP