Ouvidoria   

Unimed VTRP conquista nota máxima no IDSS pelo...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Governo Federal suspende obrigatoriedade de exames médicos ocupacionais, exceto os demissionais

Texto que informa esta e outras mudanças nas relações de trabalho está na Medida Provisória 927

24 de março de 2020

O Governo Federal anunciou medidas emergenciais durante a pandemia do Coronavírus. Dentre elas, destacamos a suspensão da obrigatoriedade dos exames médicos ocupacionais, com exceção dos demissionais.

O texto que informa esta e outras mudanças nas relações de trabalho está na Medida Provisória 927. Por isso, reforçamos que já está em vigor a suspensão da obrigatoriedade dos exames médicos ocupacionais, com exceção dos demissionais.

Isto visa evitar a sobrecarrega dos sistemas de saúde públicos e privados. Também fica suspensa a obrigatoriedade dos treinamentos periódicos.

Por isso, colaborando com todas as recomendações das autoridades, informamos que o Saúde Ocupacional Unimed (SOU), neste momento, realizará somente os exames demissionais.

Caso tenha a necessidade de realização do exame de espirometria no demissional, o médico do trabalho avaliará a situação.

O Saúde Ocupacional Unimed permanece a disposição pelos e-mails e pelos telefones (51) 99521-7478 ou (51) 99521-7649.

O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS SUSPEITOS?

A Unimed VTRP criou um canal especial, para que os clientes dos planos assistenciais recebam orientações médicas sobre o Coronavírus sem sair de casa. É o Disque Coronavírus Unimed. Você ou alguém da sua família tem sintomas suspeitos? Ligue para 0800 051 78 00, e saiba como agir. Você só precisa informar o número do cartão de cliente Unimed VTRP.

Os médicos e profissionais de saúde do Disque Coronavírus Unimed lhe dirão qual a melhor conduta a seguir, seja permanecer em casa ou buscar um serviço de saúde.

Caso você não tenha um plano de saúde assistencial Unimed, você deve ligar para o 136 (Ministério da Saúde) ou para o 150 (Centro Estadual de Vigilância em Saúde). Existe a opção também do Aplicativo Coronavírus do SUS para Android ou iOS, que traz orientações importantes sobre os sintomas e sobre a doença.

PREVINA-SE!

Separamos aqui também as 10 dicas fundamentais para você se proteger em casa e no ambiente de trabalho. Veja:

Esta lista mostra hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, principalmente o Coronavírus. Estamos todos em alerta em função do Coronavírus. Por isso, informação de credibilidade é fundamental.

Até o momento, a melhor forma de prevenção é a informação de credibilidade. Para aumentar os cuidados com clientes e comunidade, a Cooperativa Médica lançou um hotsite especial, com matérias, vídeos, infográficos e as principais atualizações com relação ao Coronavírus. Os conteúdos podem ser acessados no endereço: www.unimedvtrp.com.br/coronavirus.

Siga-nos em nossas redes sociais, no FacebookInstagram e Youtube, e acompanhe nosso blog. Por lá, publicamos dicas práticas de mudança de hábitos e de qualidade de vida, além de atualizações sobre os cuidados com relação à doença. Com cada um fazendo a sua parte, podemos superar essa crise!