Escola Guilherme Hildebrand fica em 1º lugar na...

Escola Teoboldo Closs, de Teutônia, fica em 1º... Unimed VTRP

Unimed VTRP realiza doação de 100 mechas de... Unimed VTRP

Escola Guilherme Hildebrand fica em 1º lugar na Gincana Eu Ajudo Na Lata, no Vale do Rio Pardo

Ação arrecadou mais de 707 quilos de alumínio entre as escolas da área de abrangência da Unimed VTRP; em sete anos de campanha, Cooperativa já doou 24 cadeiras de rodas para a comunidade

22 de outubro de 2019

A competição do bem, que mobilizou dezenas de estudantes, educadores e comunidades no Vale do Rio Pardo durante este ano, conheceu seus vencedores nessa sexta-feira. Em cerimônia realizada no auditório do Edifício Centro Profissional Unimed, a Cooperativa Médica premiou as três escolas que arrecadaram mais lacres de alumínio durante os últimos seis meses. A grande campeã da etapa do Vale do Rio Pardo foi a escola Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand, de Santa Cruz do Sul.

Os vencedores arrecadaram a expressiva marca de 56 quilos e 200 gramas de lacres de alumínio, e receberam das mãos do Vice-Presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson, e do responsável pelos projetos de Sustentabilidade da Cooperativa, Cleimar dos Santos, o cheque de R$ 1000,00.

“Em sete anos de campanha, já doamos 24 cadeiras de rodas para a comunidade, um número muito significativo. Pensem no quanto estas cadeiras permitiram que dezenas de pessoas pudessem se locomover melhor em momentos muitas vezes difíceis. Essas crianças, envolvidas em todo este tempo arrecadando os lacres, são uma inspiração para nosso futuro”, afirmou Gusson.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santuário ficou em segundo e a Emef Leonel de Moura Brizola, em terceiro – ambas também são de Santa Cruz. A diferença entre o segundo e o terceiro colocados foi de menos de quatro quilos. O Santuário arrecadou 30 quilos e 100 gramas, contra 26 quilos e 200 gramas do Leonel Brizola.

“A Unimed VTRP é uma cooperativa que busca promover um impacto positivo nas comunidades onde atua. Esta gincana, mais uma vez, nos aproxima deste nosso ideal. A premiação é uma forma de agradecimento para todos que se engajam nesta campanha, que é tão bonita e representativa”, afirmou Cleimar.

A Gincana Eu Ajudo Na Lata contou com a participação de 46 escolas nos Vales do Taquari e Rio Pardo. Foram distribuídos R$ 3500,00 em premiação. No total, foram arrecadados 707 quilos de alumínio. Este material se transformará em recursos financeiros, que serão revertidos na doação de cadeiras de rodas para instituições da comunidade.

ESCOLA CAMPEÃ CRIOU GINCANA INTERNA

Para mobilizar o maior número de alunos, a Escola Guilherme Hildebrand aproveitou a oportunidade da gincana de reforçar a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos. “Criamos uma gincana interna, onde um dos objetivos era arrecadar lacres para a Gincana Eu Ajudo Na Lata. Trabalhamos muito forte a importância do respeito à natureza como um dos valores fundamentais. As turmas que mais conseguiram se mobilizar foram o quarto e o sexto ano. Agora faremos uma atividade recreativa para eles comemorem a premiação”, explica a diretora do educandário, Marcia Landim.

Na Escola Santuário, a estratégia foi semelhante. Lá, uma gincana interna também ajudou a mobilizar as crianças e adolescentes. “Conseguimos arrecadar bastante graças ao empenho de professores e alunos. Ficamos muito felizes como nosso resultado”, comemora a Orientadora Educacional do Santuário, Loreci Pereira da Silva.

Em terceiro na gincana do bem, a Leonel Brizola também trabalhou com uma atividade lúdica entre os alunos. “Temos mais de 430 alunos, e a gincana da Unimed nos ajudou a trabalhar o tema da reciclagem durante o ano. Foi bastante positivo”, analisa a diretora da Leonel Brizola, Silvia Ferreira da Silva.

Premiação Gincana Eu Ajudo Na Lata 2019