Ouvidoria   

Dengue: como identificar a doença? Quais os melhores hábitos para se prevenir?

Caso esteja com a suspeita da doença, faça contato imediato com o PA Virtual 24h Unimed, e seja atendido sem sair de casa

30 de março de 2022

Neste ano, a dengue retornou com força no Brasil. Em nossa região, os casos se multiplicam a cada dia, sobrecarregando os sitema de saúde. O combate ao mosquito Aedes aegypti ainda é a maneira mais eficaz de prevenir a doença e o cuidado é simples de fazer no dia a dia.

Preparamos um material didático e que vai direto ao ponto para dois aspectos: como identificar a doença e como se prevenir.

Vamos conferir?

Como saber se estou com a doença?

Estes são os principais sintomas da dengue:

Quais os melhores hábitos para se prevenir?

Siga à risca essa lista com os sete hábitos indispensáveis neste momento:

  1. Faça uso de repelente
  2. Não deixe água parada em calhas, pneus, baldes, garrafas, pratos de plantas ou qualquer outro recipiente
  3. Troque diariamente as vasilhas de água dos animais
  4. Descarte corretamente recipientes em desuso
  5. Mantenha o lixo bem fechado
  6. Cubra caixas d’água e piscinas
  7. Instale telas em janelas e portas

E o que fazer em caso de suspeita de dengue?

Aos primeiros sintomas da doença, é recomendado agendar uma consulta com seu médico para realizar o diagnóstico. Ele indicará o tratamento adequado para você.

A orientação para os clientes da Unimed VTRP é para que evitem a ida a hospitais e pronto-atendimentos, e façam contato imediato com Pronto Atedimento (PA) Virtual 24h Unimed.

No PA Virtual, você passa imediatamente por um questionária que realiza a avaliação dos sintomas e recebe orientações sobre como proceder em relação a doença.

O serviço está disponível 24 horas por dia e é gratuito para clientes Unimed VTRP.

Além da avaliação imediata, o cliente Unimed pode receber orientação médica por vídeo, receituário e solicitação de eventuais exames.

A equipe do PA Virtual 24h Unimed e Robô Laura também realiza o acompanhamento monitoramento da situação, com contatos via Whatsapp.

Em caso de novos sintomas ou piora do quadro clínico, o cliente pode contatar novamente com o PA Virtual 24h para uma nova avaliação de saúde.