Ouvidoria

Quero Consulta Unimed: Aplicativo facilita...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Comece o ano bem

Organização e controle do sono são fundamentais na volta das férias

08 de fevereiro de 2019

Com o final das férias, início das aulas e término do horário de verão, pode-se afirmar que o ano, desta vez, contradiz a expressão popular e começa antes do Carnaval. O mês de fevereiro já vem com tudo, tanto para as crianças, que passam pela expectativa do primeiro dia de aula, como para os mais experientes. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se organizar e voltar à rotina da melhor forma.

 

Xô preguiça

Para se organizar e deixar a procrastinação de lado, separe suas tarefas. Priorize o que é mais importante, esse planejamento antecipará soluções de possíveis problemas.

Ao mesmo tempo, evite “deixar para depois”, porque dependendo da situação, isso pode causar uma bola de neve. Ou seja, é fundamental organizar as prioridades entre o que é urgente ou não, antes que isso tome proporções maiores.

Confira três aplicativos que podem ajudar:

– Google Keep: Aqui você pode guardar suas ideias e consultar a qualquer momento. O app também permite a gravação de notas de voz e fotos.

– Sunrise Calendar: O legal do aplicativo é que ele conecta com outras contas, como Facebook, LinkedIn e Google Calendar, e cria uma agenda organizada todas as manhãs.

– Todoist: Além da lista de tarefas, o Todolist permite a organização de forma instantânea por meio da Adição Rápida. Por exemplo: “Ler 30 páginas amanhã às 20h #livros” criará uma tarefa para amanhã, às 20h, em seu projeto chamado “Livros”. Outro destaque é a possibilidade de acompanhar a sua produtividade diária e semanal.

 

Sono e Alimentação

A gente sabe que algumas mudanças ocorrem durante as férias, principalmente em relação aos hábitos, como alteração no horário de dormir ou na alimentação. Com o retorno da rotina escolar ou do trabalho, é preciso retomar também os horários de sono para quem passou a dormir pouco ou para aqueles que passaram a acordar mais tarde do que o habitual. Normalizar os horários é importante porque ajuda na disposição e rendimento.

Caso tenham ocorrido mudanças na alimentação, é hora de se readaptar aos velhos hábitos, alimentando-se adequadamente e nos horários habituais de intervalo. Ah, e  não esqueça de fazer ingestão de água durante o dia para evitar a desidratação!

 

Primeiro dia de aula

Aos pais dos pequenos, mais um desafio: além de voltar à própria rotina, é preciso lidar com as expectativas e adaptações dos filhos.

Para tornar o momento mais tranquilo, faça uma visita à escola antes do primeiro dia de aula, isso permite o esclarecimento de eventuais dúvidas. Também, incentive a amizade com outros colegas antes do início das aulas, o que tratá mais conforto à criança. Transmita sensação de otimismo sobre a rotina da escola e incentive o filhote a participar de atividades que despertem o seu interesse.

 

Prevenção de doenças / Vacinas

Caso não tenha aproveitado as férias para atualizar a carteirinha de vacinação, faça isso o quanto antes. Doenças típicas entre as crianças podem ser evitadas com a imunização. A ida ao médico também deve fazer parte da rotina. Esse acompanhamento é importante para ajudar a garantir a saúde integral durante toda a infância.

Doenças causadas por vírus e parasitas podem ser facilmente transmissíveis em fase escolar. Para evitá-las valem velhas recomendações, como lavar sempre as mãos. Doenças como a dengue, zika e chikungunya podem ser evitadas com o uso de repelentes. Os pais e demais adultos também são agentes importantes de prevenção. 😉

Bom retorno! Conte com a gente!


Imprensa

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Categoria: Unimed VTRP