Ouvidoria   

Clínica de Oncologia Unimed conquista Acreditação Nível I

No Rio Grande do Sul, apenas outras cinco clínicas contam com o selo concedido pela ONA

11 de janeiro de 2022

O cuidado, carinho e segurança dos procedimentos, marcas registradas do atendimento da Clínica de Oncologia Unimed, agora tem reconhecimento nacional. Após minuciosa avaliação, o serviço próprio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) conquistou a Acreditação Nível I, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. 

Para conquistar este reconhecimento, a Clínica de Oncologia Unimed recebeu a visita dos avaliadores da Organização Nacional de Acreditação (ONA) durante o mês de dezembro. Durante o processo, os avaliadores buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio. 

A conquista foi homologada pela ONA, uma das mais importantes Instituições Acreditadoras Credenciadas do Brasil, na última sexta-feira, 07/01. Em todo o Brasil, são apenas 73 Serviços Oncológicos que contam com esta distinção. No Rio Grande do Sul, apenas outras cinco clínicas contam com o selo concedido pela ONA. 

“É uma grande conquista. O foco do trabalho da nossa Clínica de Oncologia é atendimento humanizado, que oferece um olhar abrangente sob a perspectiva do indivíduo, e não somente sobre a doença. Tanto o ambiente humanizado, quanto a proximidade de todos os profissionais de saúde são alguns dos diferenciais do serviço, que agora é reconhecido nacionalmente”, lembra o médico Neori Gusson, presidente da Unimed VTRP. 

“Nossos profissionais estão sempre buscando novidades práticas e teóricas, junto com as mais avançadas tecnologias disponíveis, tanto de medicações como de equipamentos. Os medicamentos utilizados em nossos tratamentos são desenvolvidos e produzidos pelos mais importantes laboratórios do Brasil e do mundo, com a qualidade verificada e auditada por diversos órgãos de vigilância estatais ou independentes. Isso garante a eficiência e a eficácia do nosso trabalho”, assegura o médico Claus Dummer, Diretor de Provimentos em Saúde da Unimed VTRP. 

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. 

“A acreditação da Clínica de Oncologia Unimed é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica. 

A Clínica de Oncologia Unimed 

A Clínica de Oncologia Unimed é uma unidade de saúde criada para prestar um atendimento especializado, com os mais modernos e avançados processos, mas com um diferencial que os clientes jamais esquecem. Todos os atendimentos são baseados no carinho, na qualidade e na dedicação ao paciente, conceitos que a Unimed VTRP preza e pratica diariamente. 

Em atividade desde 2015, o serviço próprio da Unimed VTRP foi criado com base em expoentes mundiais na área. As referências são centros de excelência mundiais no tratamento contra o câncer, como a Clínica Mayo e Harvard, nos Estados Unidos, onde os protocolos assistenciais e fluxos são rigorosamente sustentados nos melhores padrões de qualidade. 

O que é a Acreditação? 

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. 

Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.